Tirando leite de pedra: fotografia odontológica com a lente do kit (18-55mm) e o flash da câmera.

20140930_095106_Richtone(HDR)

Você comprou uma câmera e ela veio com uma lente, a famosa lente do kit. No entanto, só depois você se deu conta que essa lente não é a indicada para o tipo de fotografia que você precisa ou você já sabia que precisava da lente macro e do flash mas a grana está curta. Neste artigo vou ensinar como aproveitar o que você já possui mas, assim que possível adquira um flash, pode ser um circular mesmo, e depois uma lente macro (60 ou 100 mm). Evite comprar esses iluminadores LED, até hoje não consegui resultados satisfatórios com os mesmos.

Para obter resultados satisfatórios o ideal seria um kit contendo o "corpo" da câmera" + lente macro (acima: 60 mm) + flash circular.
Para obter resultados satisfatórios o ideal seria um kit contendo o “corpo” da câmera” + lente macro (acima: 60 mm) + flash circular.

Vamos aprender agora como aproveitar o que você possui, neste caso algo parecido com a imagem abaixo:

20140930_095113_Richtone(HDR)

Há dois detalhes a serem observados:

1 – Quando for utilizar a lente 18-55 mm para as fotografias extra ou intra-orais sempre acione o “zoom” no máximo até a marcação 55 mm.

20140930_142622_Richtone(HDR)

Explicação Técnica (usuários avançados): como o sensor das câmeras Canon de entrada possuem um fator de corte 1,6, quando você utiliza essa lente no 55 mm você tem 88 mm.

2 – Por fim, utilize sempre o flash mas… o segredo desse artigo é exatamente a imagem abaixo. Para não ter imagens com iluminação muito dura com sombras evidentes, utilize um difusor para o flash pop-up.

20140930_095127_Richtone(HDR)

Vá ao Mercado Livre e busque pelo termo “difusor pop-up”, ele vem com três lâminas: branca, azul e outra laranja. Para a fotografia odontológica utilize apenas a branca.

Dica Final: Utilize a câmera no modo M (manual), coloque a abertura em 22 (se for para tomadas extra-orais pode abaixar esse número para 11 ou até menos), a velocidade em 100 e o ISO em 200 ou 400. Se achar que a imagem não ficou interessante vá alterando os valores acima até obter melhor resultado.

Boas fotos a todos. Dúvidas?

Deixe nos cometários que vou respondendo.

P.S.: Se encontrar algum erro ortográfico ou gramatical favor informar nos comentários. Estou escrevendo nos intervalos de atendimentos aos meus pacientes.

Anúncios

48 comentários Adicione o seu

  1. Amílcar disse:

    Muito boa a explicação! Parabéns pelo blog!

    Curtir

    1. Valeu Amílcar, fique à vontade para compartilhar e divulgar o blog.

      Curtir

  2. Carlos disse:

    Olá Oséias, poderia fazer um comentário comparando a macro 60 com a100? Grato.

    Curtir

    1. Sim. Estou escrevendo um artigo.

      Curtir

  3. Alexandre disse:

    Dr. Oséias, para aqueles que ainda não possuem um flash auxiliar bacana, é possível usar o refletor de led branco para auxiliar ?/ Ou só com o difusor o resultado é um pouco melhor ??Obrigado

    Curtir

    1. Amigo, isso se chama gambiarra. Comprei um flash da YongNuo, ele é muito barato. Estou esperando chegar para testar.

      Curtir

      1. Alexandre disse:

        Ah sim.Na realidade eu tenho uma canon antiga, mas fiquei com receio de comprar outra marca e os flashes da canon são bem mais caros.

        Curtir

  4. Alexandre disse:

    Claro que não entendo de fotografia Dr. Oséias.Com todo o respeito, se eu entendesse não teria perguntando.Achei que fosse um tanto quanto óbvio.Mesmo assim obrigado

    Curtir

    1. Alexandre meu amigo. Desculpe-me pela resposta aparentemente agressiva. Não estou aqui para ofender os leitores, me parece um tanto paradoxal que eu me ofereça para ajudar e depois não tenha paciência para fazê-lo. Estou à sua disposição e peço desculpas se a resposta foi rude. De coração.

      Curtir

  5. Hugo Matheus disse:

    Parabéns ótimas dicas!!!

    Curtir

  6. Nicola Jardel disse:

    Olá Oséias, parabéns pelo blog e seu trabalho. Nele já tirei muitas dúvidas através de suas postagens e respostas aos comentários dos leitores. Sou Nicola, preciso de uma máquina profissional mas não tenho muito dinheiro. Pesquisei sobre o uso de tubos extensores para se criar uma condição macro. Na sua experiência se comprar uma Canon T3 e usá-la com tubo extensor e difusor pop-up eu conseguiria tirar fotos melhores que uma Canon Bridge? Obrigado

    Curtir

    1. Nicola, bom dia. Obrigado por acompanhar o blog. Definitivamente não recomendo o uso das câmeras Bridge. Compre a T3 e com o tempo vá adquirindo os demais acessórios que pode ser uma lente macro 60 mm. O flash circular acabei de adquirir um na China, estou usando e até o momento funciona perfeitamente, modelo YN 14EX da YongNou. Pode ser encontrado no Mercado Livre por menos de 700 reais. Vale a pena.

      Curtir

  7. Nicola disse:

    Olá Oséias. obrigado pelas orientações. Estou encontrando os acessórios com valores menores neste final de ano. Acredito que consiga adquirí-los em breve. Tenho uma dúvida: se utilizar o flash circular YN14EX YongNou com uma lente macro 100 não será necessário um adaptador entre o flash ea lente? Obrigado

    Curtir

    1. Ao adquirir o referido flash o mesmo já vem acompanhado dos adaptadores.

      Curtir

  8. Bruno Reis disse:

    Olá Oséias, obrigado pelas orientações. Gostaria de saber se você tem algum conhecimento sobre o ring Flash circular de Led da Polaroid e se o mesmo funciona para as fotos macro. Obrigado

    Curtir

    1. Bruno, não conheço o flash em questão. Se for para Canon, eu conheço e já testei um da YongNo (YN14EX) muito bom e, barato. Se não tiver pressa pode comprar pelo DX.COM.

      Curtir

  9. Raphael De Filippo disse:

    Boa tarde!!!
    Muito obrigado pelas dicas… sempre digo aos meus colegas que o importante e começar. O ” grande ” equipamento vira com o tempo . a curva de aprendizagem e longa e nao se restringe ao a camera mas tb armazenagem das imagens , backup, espelhos , afastadores

    Abc
    obrigado

    Curtir

  10. Diego Leonardo disse:

    valeu mesmo pelas dicas!!!!!

    Curtir

  11. Osvaldo disse:

    Oséias … Td bem? Estou à 01 ano com uma câmera dessa e não sei fazer nada tô perdido! rs Sou cirurgião-dentista e gostaria de aprender pelo menos o básico. Estou em SP na zona norte e gostaria de saber onde recomenda p/ comprar essa lente que cita no artigo e o flash circular mais barato. Poderia fazer um artigo com dicas básicas para quem possue essa câmera. Admiro o trabalho. Vc faz aulas particulares para aprender a manusear a câmera? Abraços.

    Curtir

    1. Osvaldo, aulas particulares são complicadas pelo foto de eu morar no interior de MG, aqui até internet é uma porcaria mas, no que puder vou ajudá-lo. Para compra, existem várias lojas aí em SP, não me lembro agora o local, vou verificar e te falo, vc deve conhecer. É uma rua que vende eletrônicos… estive aí uns meses atras. O flash, existe um chinês que pode dar contata do recado, na DX.COM vc pode procurar pelo YN 14ex, só demora pra caramba para chegar. Se estiver com pressa pode comprar esse mesmo modelo no Mercado Livre.

      Curtir

  12. Airton Nicolau Furtado disse:

    Olá Oséias, sou aluno de graduação em odonto estou fazendo meu TCC contendo fotos intra orais, só que eu adquiri uma nikon 3100 neste começo de ano, o que vc poderia me sugerir para que eu pudesse ter uma qualidade legal das fotos, compraria uma macro 100 ou um flash circular 1º? Como adquiri a câmera agora estou sem grana, gostei tbm da dica do difusor pop-up para flash é uma boa na minha situação?

    Curtir

    1. Airton, a macro para Nikon é 105mm, vc pode comprar um 85mm tb, vai resolver seu problema. No entanto, respondendo sua pergunta, entendo que o flash é mais importante, o problema é que para usar a lente que veio junto a câmera e ter bons resultados precisa estar atendo à alguns detalhes. Tem um artigo aqui no blog falando sobre isso…

      Curtir

  13. Airton Nicolau Furtado disse:

    Olá Ozéias, obrigado pela dica e qual artigo seu que fala sobre a minha dúvida?

    Curtir

    1. Desculpe-me Airton, estava me referindo a este artigo que vc está comentando. A ideia seria usar o flash circular na lente do kit, o segredo seria utilizar ela no zoom máximo. Ex.: se for uma 18-55mm utilize sempre em 55mm, mantenha uma distancia de uns 40 centímetros para evitar ser enganado com as proporções.

      Curtir

      1. Airton Nicolau Furtado disse:

        Ok, Ozéias, vamos fazer alguns testes para ver o que vai dar, muito obrigado pelas dicas e vou estar ligado aqui no seu blog, ok? abraço.

        Curtir

      2. Obrigado Airton, se tiver outras dúvidas estarei à disposição. Se esse blog lhe foi útil, ajude a divulgar entre seus colegas.

        Curtir

      3. Airton Nicolau Furtado disse:

        Olá Ozéias, aproveitando sua deixa então lhe pergunto se os kits de filtros e tubos de extensões dão resultados bons para fotos intra orais?

        Curtir

      4. Airton, não são fundamentais para a fotografia odontológica… pode ser interessante quando vc quer brincar um pouco mas não para o dia-a-dia.

        Curtir

  14. Roberto disse:

    Olá Dr. Oseias…o que me diz da lente Canon EF 50mm f/2.5 Compact Macro?

    Curtir

    1. Roberto, não é uma boa ideia não. Prefira a 60mm se não for comprar a 100mm.

      Curtir

  15. Fabiano disse:

    Bom dia colega Oséias, estou iniciando a montagem de uma clinica Radiodontologica e não tenho nenhuma experiencia em fotografias. No site da canon tem um combo com a T5i Ef18-55 stm e mais a lente Ef 75-300III.qual a sua opinião e o que eu deveria acrescentar para melhorar a qualidade das imagens intra e extra orais.

    Curtir

    1. Olá amigo, para seu caso acredito que essas lentes não são ideais. Não vai servir. Se possível eu nem as compraria. Pegaria apenas o corpo da câmera com uma lente macro 100 ou uma 60 mm, com o flash circular.
      Isso é suficiente para obter ótimas imagens.

      Curtir

    2. Essas lentes não servem para o tipo de fotografia que vc pretende fazer, não são IDEAIS. Bom esmo é pegar uma macro 100 ou até mesmo uma 60 mm com o flash circular.

      Curtir

  16. Mykael disse:

    Boa noite, Dr Oseias acha que a Canon EOS Rebel T5i 18MP Lente EF-S 18-135 IS STM seria legal. ou melhor a macro 60 mm mesmo? grato

    Curtir

    1. Essa lente não vai te atender, é a 100 ou a 60…

      Curtir

  17. Daniel Vitor disse:

    Bom dia! Confesso que estou admirado com esse artigo e extremamente feliz em saber que posso me aventurar com o que eu tenho, pelo menos por enquanto. Eu tenho uma Nikon D 5100 e tenho duas lentes, a do Kit (18-55) e uma 55-200. Essa segunda seria melhor pra fotos no padrão como você descreveu no artigo? Como eu a utilizaria? Desde já, muito obrigado.

    Curtir

    1. Olá amigo, fico feliz por ser útil. A segunda opção não atende devido a dificuldade que terá para fazer o foco na distancia ideal.

      Curtir

    2. Utilize a 18-55 sempre no zoom máximo, e faça as fotos à uma distancia de 30 cm da cavidade oral, corte a imagem no computador depois para remover as áreas que não interessam.

      Curtir

  18. Jessica disse:

    Obrigada pelas dicas. Comprar a câmera e a lente de 100mm ao mesmo tempo não deu. Kkkk Mas acho que dá pra ir me virando por um tempo.

    Curtir

    1. Quando for comprar posso te ajudar a encontrar um preço melhor.

      Curtir

  19. Rene disse:

    Boa tarde Oseias!…sou tecnico e adquiri a pouco uma nikon D60 e ando pesquisando alguma lente macro e está tudo muito caro,será que eu poderia comprar uma usada mais antiga e usada sem foco automático e fazer isso manualmente mesmo?…abraço.

    Curtir

    1. Pode sim, para peças protéticas com luz contínua e coloca a câmera no tripé.

      Curtir

  20. Wagner Rech Junior disse:

    Boa noite comprei uma canom T5, uma lente Tokina macro 100 2,8f e um flesh circular yongnou porem os adaptadores não servem pois o diâmetro da toquina é 55 mm onde compro um adaptador desse tamanho do flesh para a lente?

    Curtir

    1. Amigo, pesquise no Mercado Livre.

      Curtir

  21. Daniel Duarte disse:

    Parabéns pelo blog, muitos artigos interessantes. Nesse artigo me identifiquei pq adquiri uma t3i mas a lente que veio foi a 18-135mm dai fica a dúvida com essa é possível tirar fotos odontológicas??

    Curtir

    1. Bom dia, essa lente não é a ideal para a fotografia odontológica, adquira uma macro 100 ou até mesmo uma macro 60mm para tal.

      Dr. Oséias Evangelista http://www.oseias80.com

      Curtir

  22. Yvna Fernandes de souza Galvao disse:

    Obrigada pelo post muito esclarecedor, mas eu tiro foto de antes e depois de uma camera semi profissional e apareceu uma oportunidade de comprar uma nikon D5100, mas so posso por enquanto comprar isso, mas estava na duvida se conseguiria fotos mais padronizadas, porque na semi cada foto o dente sai de uma cor diferente, com essas suas dicas consigo um padrao melhor?
    Grata

    Curtir

  23. Catarina disse:

    A adorar as suas dicas! Fantástico! Muito Obrigada!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s