Tipos de iluminação para a fotografia odontológica.

Imagem

Geralmente os iniciantes na arte da fotografia, seja ela odontológica ou não, tendem a concentrar suas atenções basicamente no equipamento a ser utilizado. Por isso é muito comum se deparar com a pergunta “que câmera você tem?” A verdade é que pouca diferença existe entre cada marca ou modelo, afinal tudo é definido pelo olhar. Minhas fotografias não serão melhores do que as suas devido ao meu equipamento. Para se ter um exemplo, a câmera que atualmente utilizo foi de um amigo, o Cristiano Xavier, isso significa que minhas fotos atualmente são tão boas quanto as dele, correto?

ERRADO, afinal a câmera é apenas uma ferramenta. Há porém um detalhe, dentre outros, que os preocupados apenas com a câmera esquecem: a LUZ. Seria muito prazeroso falar sobre o assunto de forma mais abrangente mas, vamos focar apenas à fotografia odontológica e a marca Canon.

Lembrando que na fotografia odontológica o uso de uma luz artificial, o flash, é imprescindível. Os benefícios são a padronização das imagens, iluminação de toda sua extensão, dentre outros… Por isso as câmeras compactas na maioria das vezes não produzem resultados satisfatórios.

1 – Flash Circular

Imagem

Imagem

Imagem

O flash circular é o mais conhecido de todos, versátil e de fácil utilização. Atualmente a Canon possui dois modelos o “Canon Flash MR-14EX TTL Macro Ring Lite” e o “Canon MR-14EX II Macro Ring Light“, que são praticamente a mesma coisa. Independente do modelo esse é o equipamento de escolha dos iniciantes porque pode ser utilizado em todas as especialidades com resultados satisfatórios. Para quem nunca utilizou, é só ligar e colocar no automático. Com o tempo você vai perceber que é possível realizar alguns ajustes e obter resultados diferentes.

Imagem

As imagens obtidas com este flash são fáceis de identificar: ausência de sombras (você pode não entender agora mas sombras, principalmente suaves são desejadas em várias situações), corredor bucal iluminado por completo e reflexos mais fortes na região dos incisivos centrais superiores. Chamamos esse esquema de iluminação de “luz direta”.

2 – Flash Twin

Imagem

Imagem

Imagem

O Flash Twin (Canon MT-24EX – Macro Twin Lite), do inglês “gêmeo”, possui esse nome exatamente porque são duas peças em um único equipamento. Isso faz desaparecer o reflexo centralizado nos incisivos centrais superiores e agora, podem ser percebidos reflexos que dão ideia de volume, mas ainda é uma luz direta.

Imagem

Resultados ainda melhores podem ser obtidos se começarmos a “trabalhar” a luz. O que exatamente é isso? Significa que é possível ter tanto uma luz direta, quando o flash é direcionado ao objeto a ser fotografado, como também uma luz rebatida. E você pergunta: pra que isso?

Imagem

Na imagem acima, com o uso de um acessório acoplado ao flash, o “rebatedor LumiQuest Pocket Bouncer“, consigo direcionar cada flash para os lados de modo que a luz bata no rebatedor é só depois chegue no objeto a ser fotografado, neste caso, a cavidade oral. Isso gera uma luz suave e a diferença é facilmente percebida. Dá mais trabalho e é indicado para fotografia de trabalhos estéticos principalmente em região anterior. Agora temos uma “luz rebatida” e não mais uma “luz direta”.

Imagem

Há ainda um ultimo acessório bastante útil para chegar ao resultado acima, precisamos de algo que nos permita afastar o flash do objeto a ser fotografado para obtermos esse resultado mais suave, um braço articulável, como demostrado abaixo.

Imagem

3 – Flash Twin sem Fio

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Não existe um “flash twin sem fio”, na verdade são dois flashs “Canon Speedlite 270EX II” e um braço articulável, o mesmo utilizado com o Flash Twin, isso para quem utiliza Canon, meu caso. Para quem já tem o modelo Twin com fios é só comprar o braço e rebatedores que poderá utilizar plenamente seu equipamento. Para quem está pensando em adquirir, comprar o esquema acima é bem mais barato.

4 – Flash Estúdio

Imagem

Para foto de finalização de casos o ideal é ter um pequeno estúdio, é mais barato que se imagina e os resultados são fantásticos. Em outra oportunidade falarei mais detalhadamente sobre esse tópico. Acompanhe as imagens finais deste caso clínico de laminados cerâmicos, 13 a 23. CD: Oséias Evangelista, TPH: José Carlos Barbosa de Aguiar.

Imagem

Imagem

Imagem

Conclusão:

Se você é um iniciante ou quer praticidade, prefira o flash circular, você vai conseguir resultados satisfatórios rapidamente, mesmo para casos estéticos. Para quem quer ter um pouco mais de trabalho, recompensado por imagens mais suaves e belas, prefira uma opção que permita rebater a luz. Quem quer ir além, compre um pequeno estúdio e divirta-se. Há um detalhe interessante a ser observado, como neste esquema de flash twin eles ficam posicionados lateralmente isso atrapalha a fotografia de posteriores, não impede completamente mas atrapalha bastante. Neste caso, inclusive de cirurgias o circular manda bem.

Anúncios

42 comentários Adicione o seu

  1. Adorei! Claro, objetivo e extremamente didático!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigado, é gratificante o reconhecimento.

      Curtir

      1. Se possível, poderia divulgar no meu blog seu post? Achei sensacional sua explicação sobre a luz e acho válido mostrar para meus seguidores e alunos..

        Curtir

      2. Pode sim. Fique à vontade. Tem um outro artigo sobre equipamento também.

        Curtir

      3. Acha mais interesse divulgar sobre equipamento antes?

        Curtir

  2. Gabriel disse:

    Sensacional Oséias! Me tirou muitas dúvidas, tenho certeza que muita gente se beneficiará também com este artigo. Então se eu comprar os dois flashs Canon Speedlite 270EX II + o braço articulável, ou o Flash Canon MT-24EX – Macro Twin Lite também com o braço, eu obterei os mesmos resultados tanto com um, quanto com outro, com a vantagem do primeiro ser mais barato que o segundo, certo?

    Curtir

  3. Marcelo disse:

    Olá Oséias, boa tarde! Primeiro gostaria de dar o parabéns pelo excelente trabalho a que se dedica, não tendo restrições em passar a sua experiência e arte (nata) a todos nós!!! Volto a dizê-lo : Meus Parabéns !!!
    Bom, minha dúvida é, tenho uma Canon 450D a muito tempo, recentemente adquiri uma objetiva Canon 100mm USM e um Flash Circular LED da Marca Amaran HALO AHL-C60, o qual será provisório até, quem sabe, sair o MR14-EX II , rsrsrsr…acontece que não estou conseguindo ajustar os parâmetros da máquina (sincronização) com o dito flash, será pelo fato de não ser controlado pela câmera? Grande abraço.

    Curtir

    1. Marcelo, você comprou um flash ou um iluminador? Não tenho muitas experiências agradáveis com iluminador de LED. Vou pesquisar e se tiver alguma novidade sobre o equipamento citado te aviso.

      Curtir

    2. Marcelo, não me lembrava pelo nome mas após realizar uma pesquisa acabei me lembrando já havia testado esse flash/iluminador. Funcionou mas não recomendo. Há um botão com o símbolo do flash na unidade onde ficam as pilhas, verifique se está acionado. Verifique se as pilhas estão com carga.

      Curtir

  4. Marcelo disse:

    Oséias, este botão eu já tinha descoberto e as pilhas são novíssimas, ele funciona (qdo) selecionado, como um flash, e a luminosidade não é má, e as fotos clínicas (principalmente para ortodontia), saem as vezes tremidas (desfocadas) e as vezes com pouca luz e até com muita luz. Não sou perito (eu sei)!!!rsrsrs, tenho vontade de fazer um curso especifico aqui em Portugal, mas, os valores recomendados para abertura, velocidade e ISO, acho que para este flash terão que ser literalmente na experimentação (rsrsrs) …

    Curtir

    1. Marcelo, se quiser pode arranjar uma turma com uns 10 a 15 alunos que vou aí te ajudar em um curso para vocês… rs.

      Curtir

  5. Marcelo disse:

    Ah!! Meu amigo, vontade não faltaria, porém, meu horário de trabalho é das 8:15h às 21:00h de seg/sáb !!!!!!!! Mas, se eu souber de alguma coisa relacionada, pode ter a certeza que lhe informarei!!!!!

    Curtir

  6. Marcelo disse:

    Mas, a respeito deste “belo flash” (rsrsrs) que comprei, não resulta muito não é???

    Curtir

    1. Não gostei muito do resultado e da usabilidade do mesmo.

      Curtir

  7. Marcelo disse:

    Acho que também vou concordar com vc. Mas, vou tentando, quem sabe eu consigo. Qualquer novidade volto a chatear , ok!! rsrsrsr. Um grande abraço!!!

    Curtir

    1. Ok. Se conseguir resultados satisfeitos compartilhe conosco.

      Curtir

  8. Jairo disse:

    Bom dia, gostei muito do seu artigo. Gostaria de saber como adquirir o braço articulável para adaptar os flash’s 270 EX? Aguardo, obrigada.

    Curtir

    1. Tenho um contato do Sul, Juvenal. Tem um artigo aqui no blog. 

      Att., Oséias Evangelista 33.8821.0380 http://www.oseias80.com odontodesign.net

      Curtir

  9. Amílcar disse:

    Bom dia! Primeiramente parabenizar pelo seu trabalho e que vc continue ensinando dessa forma simples e com resultados de qualidade. Vc pode mandar a configuração do modo manual para câmara 3ti, lente macro e flash tb em manual para fotos extra e intrabucais para Ortodontia? Obrigado e mais uma vez parabéns pelo odontodesig!

    Curtir

    1. Amílcar, não tem diferença de uma câmera para outra. A abertura fica por volta de 22, a velocidade pode ser algo perto de 100. ISO 100 ou 200. Isso pista intra oral. Quando for fazer extra-oral abra um pouco mais o diagrama, no lugar do 22 utilize uns 11… faça alguns testes e me diga o resultado.

      Curtir

    2. Amílcar disse:

      Ok obrigado!

      Curtir

  10. Walter Jose Lafratta disse:

    Boa tarde, Oseias. Como não consegui encontrar meu comentário publicado, escrevo novamente. Caso já tenha sido publicado, peço que me desculpe. Meu nome é Walter. Sou biólogo e trabalhei muitos anos com comércio exterior, mas sempre apaixonado por fotografia. Estou concluindo um curso profissionalizante aqui em São Paulo e gostaria de especializar-me em fotografia odontológica. Descobri seu site pelo Google e gostei muito da sua explicação sobre iluminação. Disponho de um bom equipamento (Canon 5D Mark III com uma lente macro Canon 100 mm). Gostaria de participar de algum curso sobre este tema. Você tem algum curso programado aqui em São Paulo ( ou outras cidades) entre outubro e novembro? Posso participar, mesmo não sendo dentista? Interessa-me muito a questão da iluminação, já que a parte, digamos, “odontológica”, posso aprender com amigos dentistas (em meu último emprego, atuei em uma empresa que produzia implantes e enxertos ósseos). E, como apreciei sua didática, gostaria de fazer este curso contigo. De qualquer maneira, peço-lhe que me indique alguma bibliografia na área. Aguardo seus comentários. Obrigado e um cordial abraço.

    Curtir

    1. Olá meu caro. Me envie um email para oseias80@gmail.com para definirmos como posso te ajudar.

      Curtir

  11. Gustavo disse:

    Parabéns pelo artigo, agora me fale uma coisa: usando os 2 flashs 270 da canon, como é feito o mecanismo de disparo, eu não vi nada acoplado na sapata da camera. Funciona com um transmissor a parte? E funciona o TTL?
    Obrigado pelas dicas…

    Curtir

    1. Algumas câmeras possuem a capacidade de transmitir o sinal, outras precisam de um transmissor (ST-E2).

      Att., Oséias Evangelista

      Curtir

  12. Gustavo, algumas câmeras possuem a capacidade de transmitir o comando ao flash, para as demais é necessário o uso de um transmissor (Canon ST-E2).

    Curtir

  13. Daniel Lyra disse:

    Boa Tarde Oséias. Parabéns pelos posts, fantásticos. Tenho o conjunto cânon( corpo, macro e ring flash) há algum tempo, e vou aproveitar uma vigem para montar o “twin sem fio”(flash, rebatedor e braço), mas gostaria de já comprar o equipamento para montar um pequeno studio na clínica. Tem alguma dica de qual equipamento comprar? Obrigado e parabéns pelo trabalho.

    Curtir

  14. Vitor Correia disse:

    Bom dia. Gostei muito da explicação sobre iluminação. Foi simples e didactica, parabéns.
    Tenho uma Canon D600 (penso que no Brasil tem outra designação) e gostaria de saber se é compatível utilizar com dois flashs Canon Speedlite 270EX II? Ou é necessário comprar também transmissor?

    Vitor

    Curtir

  15. É compatível sim, eles são disparados pelo flash pop-up. O transmissor é uma boa pedida, com ele vc consegui trabalhar com carga fracionada….

    Curtir

  16. Miguel Rebelo disse:

    Boa Tarde, Gostaria de saber se é possivel utilizar os dois flash Canon Speedlite 270EX II com o filtro polar eyes.
    http://www.emulation.gr/styled-5/styled-7/index.html
    este é o link do filtro.
    Obrigado e parabens pelo sitio.

    Curtir

    1. Acredito que não vai servir não, vc teria que fazer algumas gambiarras, não sei de vale a pena.

      Curtir

  17. Rodrigo disse:

    Será que consigo bons resultados com as lentes 18-55mm ou 75-300mm na Cannon EOS Rebel T3? Teria algum manual no site como o das compactas? Gostei muito das dicas e mal posso esperar pra fazer o curso. Grande abraço e obrigado!!!

    Curtir

  18. Infelizmente não tenho um manual para as reflex. Esse ano já tenho datas marcadas de curso em Recife, Feira de Santana e Teófilo Otoni.

    Curtir

  19. Marcos disse:

    Muito boa sua matéria, me ajudou a decidir qual comprar, minha camera é uma canon T5, se eu optar pelo flash 270ex, ele vai receber o sinal dela?

    Curtir

    1. Não, infelizmente só as que possuem o “i” para cima… como T3i, T4i, T5i…

      Curtir

  20. Denize Mandarino disse:

    Oséias, tenho uma Canon T3i. Com flash circular. quero adquiri o flash Twin. Na diac que está no seu Blog, eu precisaria comprar esse que discrimino abaixo: R2 – Ballhead Dual Point Flash Bracket, for Universal
    1
    Delete 319.00 319.00
    Canon 270EX II flash system with R2-U (Original) Bracket
    1
    Delete 649.00 649.00
    R2 Riser Set
    1
    Delete 29.00 29.00
    All prices are in US Dollars Subtotal 997.00
    Shipping 0.00
    TOTAL 997.0

    E consigo comprar nesse site e entregar no Brasil ou só entraga no EUA?
    Grata. denize.

    Curtir

  21. Denize Mandarino disse:

    Envie, o calendario dos seus cursos para que eu possa avaliar a possibilidade de fazer algum deles. obrigada.

    Curtir

  22. Gilson disse:

    Bom dia Dr. Oséias. preciso da sua orientação. Vou implantar o mecanismo de flash twin wireless para minha câmera Canon. Já tenho o braço articulado e estou comprando 2 flash speedlite Canon 270 EX II, como você sugeriu. A minha dúvida é sobre o ttransmiter para acionar wirelles esses 2 flash speedilte. Qual devo comprar? Desde já agradeço sua ajuda e parabéns pelas artigos.

    Curtir

    1. Transmissor De Flash Canon St-e2 Speedlite.

      Curtir

  23. Transmissor De Flash Canon St-e2 Speedlite.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s