Equipamento Canon para Fotografia Odontológica

Atendendo a um pedido de um amigo sobre um equipamento básico para fotografia odontológica resolvi escrever esse artigo, é óbvio que em breve ele deve estar desatualizada no que diz respeito à câmera em si, os demais itens geralmente nem tanto.

Relembrando que para a fotografia odontológica precisamos de uma câmera, uma lente macro 100mm e um flash.

Existem variações do que vou postar a seguir, se você tiver alguma dúvida deixe um comentário ao final deste artigo.

Se você não quer gastar muito, uma câmera interessante nesse momento é a Canon T3, não confundir com a T3i que é a versão top enquanto a T3 é um modelo “de entrada”. Uma câmera simples mas que atende perfeitamente às necessidades de um fotógrafo odontológico.

Para mais informações sobre essa câmera clique aqui.

Se as câmeras mudam com frequência o mesmo não ocorre com as lentes, para a fotografia odontológica é necessário uma lente macro de 100mm Canon ou mesmo uma 105mm da Sigma, no momento não é possível encontrar em estoque na BHPhoto.

Para visualizar essa lente e obter mais informações sobre a mesma clique aqui.

Para a iluminação temos duas opções, eu recomendo aos iniciantes a adquirirem o Flash Circular Canon MR 14-EX.

Para quem já possui mais experiência e precisa de fotos basicamente de região anterior, o ideal é o Twin Flash Canon MT 24-EX.

Ao clicar nos links dentro do texto acima você será direcionado ao Site da BHPhotoVideo.com, que serve de referência de valores nos EUA uma vez que esse equipamento no Brasil é bem mais caro.

Caso tenha ficado dúvida deixe um comentário abaixo.

Anúncios

60 comentários Adicione o seu

  1. rodrigo disse:

    Oi, caro oseas,
    Primeiramente é bacana seu blog. Gostaria de tirar algumas duvidas, vc menciona como indicado uma canon rebel t3, entretanto uma colega adquiriu uma rebel xs para uso odontologico. Qual seria a melhor?

    Curtir

    1. Rodrigo, a T3 é a sucessora da XS, que não é fabricada mais. Provavelmente ela deve ter comprado de alguma loja que detinha estoque antigo. Para a fotografia odontológica não faz diferença alguma, inclusive eu tenho uma XS.
      Uma das vantagens da T3 é que ela grava vídeos.

      Curtir

      1. rodrigo disse:

        obrigado pela atençao.

        Curtir

      2. Sempre disposio.

        Curtir

  2. cristiano disse:

    Oseias, porque a lente sigma 105mm macro, não faz foco automatico com a minha Nikon D40? Será que se eu comprar a D90 eu resolvo isso?

    Curtir

    1. Crisriano, j tive uma D40 com uma Sigma 105mm, funcionava normalmente.

      Curtir

  3. Filipe Reis disse:

    Olá Oséias, estou entrando no mundo da odontologia e consequentemente das fotografia odontológica também. Possuo a câmera Nikon D3200. Gostaria de saber se é um bom equipamento para fotos bucais e se há alguma possibilidade de se realizar fotos sem a lente macro? Muito bom o blog!
    Grato desde já

    Curtir

    1. Essa camera sem a lente e o flash não vai fazer muita diferença de uma câmera comum.

      Curtir

  4. Olá, tenho uma Canon Rebel T3 e estou querendo adquirir a lente Macro 100 e o FLASH circular da mesma marca. Gostaria de saber se tem uma média de preço desses dois equipamentos e onde sugere a compra dos mesmos. Sou dentista e a intenção é registrar meus casos clínicos (estética, prótese e implante).
    Muito obrigada pela atenção e fico no aguardo de uma resposta.

    Curtir

  5. Douglas Luiz disse:

    Olá Oséias, gostaria de adquirir um flash( circular ou twin), mas estava lendo seu artigo e lá você mencionava que para quem não tem experiencia, seria melhor o circular. Se eu optasse pelo twin eu teria mais dificuldade em obter fidelidade em cor ou mesmo em manusear? E qual a real diferença entre o twin e o circular? posso chegar a mesma qualidade com uma circular? Digo isso porque sempre ouço colegas dando uma “favorecida” pelo twin.

    Curtir

    1. Amigo, o twin um flash interessante para casos estticos em regio anterior. A diferena dele que o mesmo no deve ser direcionado ao objeto a ser fotografado e sim, rebatido… estou providenciando um post mais detalhado sobre o assunto. A verdade que a maioria usa o twin sem nenhum difusor ou rebatedor e a ele no tem diferena alguma do circular.

      Dr. Osias Evangelista http://www.oseias80.com

      Curtir

  6. Neto disse:

    Oséas, se este for ainda ativo, gostaria saber onde vc indicaria para a compra destes equipamentos? T3 ou t31, macro sigma e ring flash?
    Grato

    Curtir

    1. Neto, uma câmera como a T3 atende perfeitamente um cirurgião dentista. Agora, se você tem dinheiro ou quer aprofundar um pouco mais na fotografia, vá de T3i, T4i, T5i… Sobre o flash circular, também conhecido como Ring Flash, existe Sigma, Canon e outras marcas. Se sua câmera é Canon, compre flash de mesma marca. Se for Nikon, vá de Sigma.
      Sobre local para compra, traga dos EUA, não tem contato para isso, compre em uma loja convencional no Brasil e pague o olho da cara. Não quer perder um olho, compre com o Nelson em nelsonnakamura.webstorelw.com.br, existem pequenas desvantagens mas, eu geralmente arrisco.

      Curtir

  7. Jayme disse:

    Oséias, Parabéns pelo Blog, objetivo, proveitoso e com ótima estética gráfica. Quero comprar um conjunto de presente para minha namorada cirurgiã dentista. iria de Canon ou Nikon? Se Canon, a T3 ainda é o melhor Custo benefício?

    Curtir

    1. Canon, se você ainda encontrar a T3, sim, é uma boa opção. Lembre de comprar a lente macro 100mm e um flash. Se quiser algo mais prático pode ser o circular.

      Curtir

  8. Juliana disse:

    Qual a diferença de uma camera. Nikon e uma canon? Qual a melhor para uso odontológico?

    Curtir

    1. Juliana, essa é uns pergunta sem muita importância. Quando iniciei na fotografia odontológica usava Nikon, depois de alguns anos, roubaram todo meu equipando e resolvi comprar Canon. Hoje indico essa marca por possuir todos os acessórios possíveis da mesma marca. Corpo, lente macro 100, flash Circular, twin com é sem fios… Ou seja, quaisquer perfil será atendido pela Canon.

      Curtir

  9. Alcides Junior disse:

    Oséias, parabéns! Estou começando e comprei uma CANON EOS REBEL SL1 e uma Lente Macro EF de 100mm, Falta ainda o flash. Ao mudar o dia de modo para M, noto que a imagem do visor fica totalmente escura. O que falta configurar?

    Curtir

    1. Alcides, fica escuro porque você deve estar usando uma abertura pequena, o que é ideal para a fotografia odontológica por isso utilizamos o visor e não o LCD.
      Faz um tempo que estou querendo testar essa câmera mas ainda não tive acesso.

      Curtir

      1. alcides junior disse:

        Grato pela pronta resposta. Abs

        Date: Fri, 10 Jan 2014 21:43:26 +0000 To: alcidesjr2011@hotmail.com

        Curtir

  10. Gabriel disse:

    Olá Oséias, estou comprando uma máquina agora e preciso tirar fotos tanto de região anterior quanto de cirurgia. O flash twin vai me servir para ambos os casos? Vejo o pessoal falando que o ciruclar eh melhor para as cirurgias e o twin para região anterior, mas com o twin não consigo resultados em cirurgia semelhantes ao circular não? Obrigado.

    Curtir

    1. Gabriel, para usuários iniciantes o flash circular é mais fácil obter resultados satisfatórios.

      Curtir

      1. Gabriel disse:

        Eu pretendo fazer um curso daqui alguns meses, e por isso gostaria de já comprar um flash twin de início (pois tanto o circular quanto o twin o valor é alto) mesmo “apanhando” dele agora, pois fazendo o curso, não precisarei comprar depois outro flash se eu comprar o circular agora, uma vez que vou precisar realmente dos dois tipos de foto (cirurgia e região anterior). Minha dúvida é se o twin me serviria também para tirar outros tipos de fotos, além de região anterior, como por exemplo, de cirurgias. Muito obrigado!

        Curtir

      2. Gabriel, vou escrever um artigo para responder sua pergunta com mais detalhes. Vou me esforçar para fazer isso ainda essa semana.

        Curtir

  11. Gabriel disse:

    Muito obrigado Oséias! Vai ajudar bastante, não apenas a mim, mas pra muitos que estão começando! Vi no facebook uma postagem sua falando de um curso em BH, parece que você veio por aqui recentemente! Moro próximo a BH, você dá cursos por aqui direto? Como faço para ficar sabendo quanto tiver um? Obrigado!!!!

    Curtir

  12. Alessandro Martins disse:

    Oséas bom dia , parabéns pelo trabalho , gostaria de saber se uma lente macro de 60 mm tb atende minhas necessidades usando uma eos canon t3i rebel , e se por enquanto sem o flash circular eu consigo ao menos fotos satisfatórias. muito obrigado, abraços

    Curtir

    1. Alessandro, pouca gente sabe, inclusive estou preparando um artigo sobre isso, mas a lente macro 60mm também pode ser utilizada na fotografia odontológica. Já o flash circular é o mais indicado para 90% dos tipos de fotografias que os dentistas fazem no seu dia-a-dia.

      Curtir

  13. Olá tudo bem ? sou tecnica em saúde bucal e tenho duvida da diferença entre a flash circular e o twin? qual o custo beneficio entre os dois?

    Curtir

    1. Caroline, tenho aqui no blog um artigo nem completo sobre o assunto, dê uma olhada e se ficar alguma dúvida torne a perguntar. Segue o link: https://odontodesign.net/2014/04/30/tipos-de-iluminacao-para-a-fotografia-odontologica/

      Curtir

  14. Carlos Alberto disse:

    Olá Oseas, tenho uma canon rebel 3Ti com lente 100mm e flash circular sigma (EM-140DG), a configuração que estou usando (M – 1/200 F32 iso 100 al focus), e no flsh ETTL 1:4), as fotos saem escuras para fotos intrabucais, como devo configurar???
    Abraço
    Carlos

    Curtir

    1. Pode diminuir a velocidade para 100 e o a abertura para 22. Tente isso, depois tente colocar o flash no manual também… Aí vá testando várias potências como 1/1, 1/2, 1/4….

      Curtir

  15. Natália disse:

    Olá Oséas, estou vendo uma câmera para comprar por esses dias pois os sites americanos estão com promoções devido ao Black Friday. A lente de 100mm como vc descreve seria praticamente o mesmo valor da cãmera. Estive olhando a Canon Rebel T5 dSLR. No kit vem uma lente com a descrição 75-300mm. Gostaria de saber se essa lente que acompanha a câmera atenderia as necessidades de fotos intra bucais.

    Curtir

    1. Olá Natália, essa lente não serve. Tem que ser a macro 100 ou 60 mm.

      Curtir

  16. Marcus Maia disse:

    Boa tarde! Gostaria de esclarecer algumas duvidas! Comprei um kit de câmeras na B&H em NY e não estou conseguindo fazer foto p ortodontia com ela. O corpo é uma t5i que veio com 2 lentes: Uma ( 18 – 55) e uma( 75-300). Meu amigo comprou uma idêntica e diz que tá fazendo fotos perfeitas p ortodontia com a última lente. Existe alguma configuração da máquina que posso tá errando? Bom ainda gostaria de saber se posso usar minha macro vivitar 100mm que utilizava na minha câmera convencional canon rebel?

    Curtir

    1. Marcus, um ponto muito importante não foi abordado: o flash. Vc está usando o flash da câmera ou tem o circular?
      Sobre a compatibilidade da lente Vivitar é bem provável que dê sim, se não tiver o mesmo encaixe existem adaptadores para isso.
      Geralmente para fotos intra-orais usa-se a velocidade 125, a abertura 22 e o iso 200, geralmente dá certo mas, e a iluminação??? Tem que ter um flash.

      Curtir

  17. Marcus Maia disse:

    Boa tarde Oséias! Obrigado pela sua atenção. Bom eu estava testando sem o flashback circular, pois não estava conseguindo um boa aproximação das arcadas. Cheguei no Brasil hoje e testei a macro 100 vivitar que encaixou perfeitamente na canon t5i. Quanto ao flash circular eu posso usar o meu antigo também ou isto não é possível? Como configuro p fotos extra-orais?att Marcus

    Curtir

    1. Faça o teste, não saberia te dizer se vai funcionar mas, acredito que sim. Para fotos extra-orais abra o diafragma, se estiver usando 22 para as intra-orais, deixe com 11 para extra, se mesmo assim estiver escura, aumente o iso, deve estar em 100, aumente para 200, 400…

      Curtir

  18. Marcus Maia disse:

    Mais uma vez obrigado pela sua atenção! Consegui fazer boas fotos para ortodontia com a lente Macro vivitar AF 100mm e flash vivitar 5000, equipamento que já possuia do conjunto analógico. Entretanto gostaria de adquirir em uma próxima oportunidade que for aos EUA um equipamento mais moderno.Com este conjunto “Lente Macro Canon Ef-s 60mm F/2.8 Usm +Flash Macro Circular Yongnuo Ring Lite Yn-14ex para Canon TTL”, que tem um bom custo/benefício, eu consigo fazer boas fotos para ortodontia????

    Curtir

  19. Marcus, sem dúvida é um excelente kit, eu comprei esses equipamentos para testar, fiquei vários meses usando e gostei muito. Recomendo.

    Curtir

  20. Rafael Gonçalves disse:

    Caro Oseias Evangelista, meu nome é Rafael, e Trabalho com fotos de Iris do olho, onde é um pouco mais delicado, porem também necessito de um ótimo nivel de detalhamento… Por tudo que já verifiquei até hoje a melhor foto de iris foi originada de uma máquina Canon ou Nikon, com macro 85mm, mas pode ser de 60 ou 100mm, com uma luz fixa para ajuste de foco e 02 cabos de fibra ótica que leva o flash da própria camera até próximo do bocal da macro da máquina…. Pelo que vejo isso é muito próximo do que você está demonstrando e já com equipamentos existentes dos próprios fabricantes… Será que eu também poderia utilizar esses equipamentos que você utiliza… temos como regular a intencidade do flash, para não ofuscar de mais a pessoa? Podes medar um auxilio nesta busca…? Desde já agradeço muito sua atenção… De Rafael Gonçalves…

    Curtir

    1. Caro amigo Rafael, acredito que vc pode conseguir bons resultados com esse tipo de equipamento, me envie email para oseias80@gmail.com para podermos conversar sobre os detalhes.

      Curtir

  21. Adalberto disse:

    Boa noite Oséias!
    Estou iniciando neste mundo da fotografia odontológica e como sempre gostei de fotos sempre tive algumas câmeras razoáveis mas geralmente com preço mais acessível.
    Conforme você iniciou o post o necessário para boas fotos intra-orais são uma câmera de lentes intercambiáveis, uma lente macro 100mm e um flash (de preferencia um Circular ou Twin).
    Ja possuo a um certo tempo (comprei a coisa de uns 3 ou 4 anos antes mesmo de me formar) apenas para fotos em viagens uma Sony Alpha 3000 Mount E. É uma câmera com a possibilidade de intercâmbio de lentes, no entanto buscando tanto no site da sony quanto em outros na internet não encontrei nenhuma lente macro 100mm especificamente, apenas equipamentos com faixas que passam nos 100mm como por exemplo 55-210mm ou 18-200mm. Não sei se estas lentes são eficientes para fotografia odontológica ou ainda não sei se por exemplo uma lente Sigma 105mm seria compatível com o corpo da Sony Alpha 3000.
    Minha outra dúvida é sobre o flash circular. Não encontrei nenhum flash circular da sony mesmo compatível com este corpo, apenas o que encontrei são iluminadores circulares LED que também não sei se são eficientes, vi vários vídeos destes iluminadores que pelo que vi disparam junto com a cãmera e os vendedores informam uma temperatura de cor do LED: 5500K e não sei se essa informação é relevante.
    No mais gostaria de saber se alguma outra lente e ou flash de outras marcas poderiam ser utilizados com este corpo ou devo investir logo num conjunto completo novo.

    Curtir

    1. Adalberto, a Sigma tem a lente e o flash circular para Sony.

      Segue link para a lente: http://www.bhphotovideo.com/c/product/806370-REG/Sigma_258205_105mm_f_2_8_EX_DG.html

      e para o Flash: http://www.bhphotovideo.com/c/product/352444-REG/Sigma_F309205_EM_140_DG_Macro_Ringlight.html/ul/P/umse/0

      Fuja desses flash LED, não são boas opções por vários fatores.

      Curtir

      1. Adalberto disse:

        Obrigado Oséias!! Foi absolutamente esclarecedor o seu post. Realmente fiquei em duvida sobre estes flashs LED … Acabei vendo apenas hoje a sua resposta e neste meio tempo comprei uma T5i com lente 105mm e flash circular também da Canon.. Mas como não pretendo me desfazer do corpo da Sony pretendo adquirir a lente e o flash da Sony e testar as imagens para ver se ficam boas com este conjunto, pois mesmo sem um bom conjunto de luz/lente consigo fazer fotos até razoáveis inclusive intraorais!! Mas obrigado pela atenção!!

        Curtido por 1 pessoa

      2. Sempre às ordens.

        Curtir

  22. Guilherme disse:

    A lente vivitar 100mm, flash circular visitar e corpo t5i é um equipamento bom? É possível fazer fazer boas fotos?

    Curtir

    1. Guilherme, é um bom equipamento sim, no inicio de minha vida de fotógrafo eu tinha equipamentos Vivitar, depois migrei para Sigma, que são mais confiáveis. Se tiver oportunidade vá de Sigma…

      Curtir

  23. Gilson disse:

    Olá Oséias. Parabéns pelas orientações. Vou comprar uma câmera para fotografia odontologica. A verba esta curta. Dai pergunto: a Canon T5 vai me atender? Está com bom preço. Ou a vantagem da Canon 3Ti é grande, que justifica o fato de ser mais cara? Pode me ajudar qual delas comprar?

    Curtir

    1. Compre a mais barata, vai te atender perfeitamente.

      Curtir

  24. Maria Eugenia Lugao disse:

    bom dia, Oséias. Em 1989, no século passado, comprei uma câmera analógica Canon, uma lente macro (auto focus macro, MC, 49mm, 1:3,5) e um flash(macroflash 5000) da Vivitar. Gostaria de comprar uma câmera digital que eu possa usar este equipamento. Tem alguma dica? Aguardo, obrigada

    Curtir

    1. Maria Eugenia Lugao disse:

      Boa tarde, Oséias… ainda aguardo alguma ajuda, obrigada

      Curtir

      1. Não me esqueci de vc, estou procurando uma alternativa. Não é algo comum para mim uma vez que tenho pouca experiência com o mundo analógico. Aguarde…

        Curtir

  25. Ricardo Fonseca disse:

    Caro senhor evangelista gostaria de saber se a loja em seu post é segura e se os preços são estes mesmos? e se haveria alguma loja no brasil que vende-se esses produtos por um bom preço.
    desde já agradeço enormemente

    Curtir

    1. Ricardo, se você estiver falando BH Photo, em NY, só vale para compras lá.
      Caso tenha interesse de adquirir algum equipamento posso te ajudar. Me envie uma mensagem pelo WhatsApp (33) 8821-0380

      Curtir

  26. THYAGO disse:

    Oseias, o flash circular da yongnuo atende a gente para fotografia odontologicas? Andei pesquiisando e ouvi algumas opiniões negativas sobre ele para nossa area. att.

    Curtir

    1. Quais opiniões ouviu? Todos que conheço e usam estão satisfeitos.

      Curtir

  27. Letícia disse:

    Boa tarde!
    Estou pesquisando equipamento para realizar fotos no consultório e gostaria de saber se para tirar fotos odontológicas existe alguma diferença entre a canon T5 DSLR e a canon T5i? Posso adquirir qualquer uma das duas?

    Curtir

    1. Para a fotografia odontológica não faz diferença. 

      Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s