Introdução à fotografia odontológica – equipamentos básicos.

Algumas informações óbvias para quem já fotografa pode não o ser aos iniciantes ou para quem está migrando do mundo das compactas para as câmeras com lentes intercambiáveis (vulgarmente conhecidas como “Reflex” ou câmeras profissionais, são aquelas câmeras que permitem a troca das lentes).

Quando se compra uma câmera Reflex, ela vem em dois volumes no mínimo: o corpo da câmera e uma lente, geralmente uma 18-55mm, como na imagem abaixo.

Já me deparei com situações onde fui convidado para prestar consultoria a um determinado profissional e ao chegar em seu consultório ele só tinha o equipamento descrito acima.

É possível fotografar apenas com o corpo e uma lente 18-55mm? Sim, é possível fotografar mas não o tipo de foto que geralmente um CD ou um TPD pode precisar.

Em outro artigo vou explicar de forma mais técnica mas para não ficar difícil o entendimento aos leigos observe as imagens abaixo, essas são situações típicas para a lente que geralmente vem junto à câmera (18-55 ou 18-135mm):

Observe que são fotografias que abrangem espaços maiores e isso não é o que precisamos na fotografia odontológica. Agora observe as imagens abaixo:

Se você tentar capturar imagens semelhantes às anteriores com uma lente 18-55mm ou mesmo uma 18-135mm perceberá que será necessário aproximar demasiadamente a câmera  à boca do paciente, o que pode gerar dois problemas: distorção e falta de foco já que com uma lente comum não será possível “fazer o foco” ao se aproximar da cavidade oral. Somente as lentes com a função “Macro” conseguem fotografar objetos aproximando a câmera dos mesmos.

Em resumo, para não gerar distorções nas fotos e conseguir focar as imagens de perto é necessário uma lente macro 100 ou 105 mm. Você pode querer entender isso melhor, e todo o direito mas não vai adiantar ser teimoso, para a fotografia odontológica você vai precisar dessa lente.

Além da lente, como a boca é uma cavidade escura, será necessário uma fonte de luz artificial. Alguns fotógrafos “mandraques” utilizam o foco da cadeira odontológica, péssima ideia no entanto não vou discutir isso agora. Se você quer foto que presta vai precisar de um flash para macro fotografia ou flash circular (existe um outro flash, o Twin que é indicado para profissionais que trabalham com estética e basicamente vai fotografar a região anterior, mas aos iniciante o flash circular vai atender plenamente).

Acima Flash Circular e lente Canon Macro 100mm, esses são os dois acessórios para quem quer capturar fotografias odontológicas.

Se houver dúvidas ou informações difíceis de entender, demasiadamente técnicas ou coisa do gênero, deixe um comentário abaixo que respondo ou atualizo o texto.

Anúncios

194 comentários Adicione o seu

  1. Fernando Casagrande disse:

    Goataria de saber qual a abertura e o iso a ser utilizado para conseguir melhor imagem em foros intrabucais..

    Curtir

    1. Olá Fernando, boa tarde.
      Para eu te responder de forma apropriada preciso que me diga que equipamento você usa. Se é uma câmera compacta ou uma reflex com lente macro e flash circular.

      Você me perguntou sobre “abertura” e “ISO” mas na verdade são no mínimo três fatores que devem ser controlados em uma câmera reflex em modo “manual”:
      1 – Diafragma (abertura);
      2 – Obturador (velocidade);
      3 – ISO.

      1 – Posso esclarecer em um artigo mais detalhado mas a abertura fica em torno de 22, para manter foco em todo o corredor bucal;
      2 – o obturados vai de 60 a 125, depende do flash e distancia que se encontra do objeto;
      3 – o ISO não deve passar dos 400, para evitar granulação nas fotos.

      Se não fui muito claro ou a linguagem lhe é estranha me avise.

      Curtir

  2. Estou em dúvida entre LENTE CANON 100MM f/2.8 AF EF MACRO que custa 650 dólares e LENTE CANON 100MM f/2.8L AF USM IS MACRO que custa 1100 dólares… Gostaria de saber,.. qual das duas lentes você usa e se tem muita diferença entre elas em questão de qualidade de imagem e se é necessário o estabilizador depois a 1a lente citada não possue.
    Brigado pela atenção

    Curtir

    1. Olá meu caro, a diferença entre as lentes é relativamente grande mas, essa mais cara é de uma categoria mais profissional chamada série L. As lentes dessa série possuem ótica mais nítida. Essa lente também foca mais rápido e mais silenciosamente. Sendo assim, ela é vista como uma lente de alto nível de potência de resolução, de construção geral e de resistência à água. Com relação ao estabilizador não vai fazer diferença no nosso caso, afinal sempre iremos fotografar com o flash circular. Se você tem essa grana para dar nessa lente, não vai se arrepender, no entanto, eu uso a lente mais barata e acredito estar satisfatório o resultado. Observe também que a “rosca de filtro” é maior. Não sei ao certo como seria o encaixe do flash circular.

      Curtir

  3. JOSYANE PINHEIRO disse:

    Olá ,queria saber qual a melhor configuração para mim usar em minhas fotografia odontologica,tenho uma NIKON D3100,com lente macro 105mm e um flash circula,maisñão estou conseguindo fotos satisfatoria.por Ex: as intras-orais estão ficando desfocase as extras-orais estão com sobras.O que devo fazer ?

    Curtir

    1. Josyane, bom dia.
      O problema está na configuração da abertura do diafragma. Para manter todo o corredor bucal em foco tente manter esse número por volta do 22.
      Se o que eu disse acima não ajudou me avise que tento escrever um artigo sobre o assunto.
      Imagem obtida com Nikon D50, abertura do diafragma f/22, velocidade do obturador 1/60s.
      Imagem com 22

      Curtir

  4. Eva disse:

    Ola Oseas
    Gostaria de saber se vc conhece um soft que possa fazer uma medida de um gap, tipo o que se forma entre a base da dentadura e o palato no caso de contracao (alteracao dimensional) da base.
    Obrigada
    Eva

    Curtir

  5. Eva disse:

    Ah a medida seria feita apos as fotografias. (na fotografia)
    Abcs

    Curtir

    1. Eva, não parece ser algo difícil. No entanto estou tendo uma certa dificuldade de compreender. Você ja fez a foto? Tem como me enviar por email?

      Curtir

  6. Maria Amélia Oliveira Soares disse:

    Oséias, uma câmera canon EOS 7D 18 MP, lente canon 100mm f\2.8 AF EF macro e flash circular da marca sigma seria o ideal . E quem optar por uma câmera compacta teria alguma opção satisfatória?

    Agradeço.

    Curtir

    1. Amélia, se fosse para meu uso, trocaria o flash de Sigma para Canon. Um bom exemplo de compacta está nesse artigo: http://wp.me/pYV9F-es

      Curtir

  7. André Tokumi disse:

    Olá, Oséias. Sou especialista nas áreas de Prótese Dentária e Implantodontia, e aprecio muito a arte da fotografia. Gostaria de lhe parabenizar pelo site, que possui conteúdo conciso e claro. Creio que terei material para pesquisar por bastante tempo! Abraço!

    Curtir

    1. Olá André, fico feliz em poder ajudar e me coloca à disposição para poder ajudar no que for preciso. Tenho três anos de formado e também gosto das duas áreas referidas por você.

      Curtir

  8. Hugo disse:

    Oséias,

    Boa tarde!
    Sou um apreciador da fotografia odontológica e também do seu blog.
    Parabéns pelo trabalho.
    Tenho me interessado em adquirir um equipamento para começar a fotografar e me daparei com um que me parece estar com preço bem acessível às minhas pretensões, só que o mesmo não vem acompanhado com uma lente de 105 ou 100mm, mas sim com a lente “Nikon – 55-200mm Vibration Reduction Zoom Lens”. Essa lente é apropriada para fotografias intrabucais? Ela não é do tipo macro?

    Ficarei muito agradecido caso possas solucionar minhas dúvidas!

    Atenciosamente,
    Hugo

    Curtir

    1. Olá Hugo, essa lente não vai te ajudar, infelizmente. Dê uma olhada nesse artigo: https://odontodesign.net/2012/01/16/lente-para-fotografia-oral/

      Curtir

      1. Hugo disse:

        Obrigado, Oséias!

        Hugo

        Curtir

      2. Olá Hugo, estou à disposição.

        Curtir

  9. Douglas Luiz disse:

    Olá Oséias, estou pesquisando uma câmera no mercado com tais configurações:
    – Câmera Canon T3i (acompanhada com lente 18-55 mm)
    -Lente Lente Canon 100mm Macro Ef Usm F/2.8
    -Flash Circular Canon Mr-14ex P/ Fotos Macro Ring Flash

    Mas meu objetivo é fotografar cores/textura e detalhes de dentes como nas três imagens postadas por você. Gostaria de saber se consigo obeter estes resultados com essas configurações ditas acima por mim? E se falta alguma coisa você poderia me dar uma dica.
    Obrigado e desde já agradeço.

    Curtir

    1. Douglas, a T3i é uma câmera excelente, na verdade você nem precisa de tanto. Caso queira aplicar melhor seu dinheiro poderia comprar uma T3 e investir melhor no Flash, eu uso o Twin MT 24ex. Vale lembrar que esse flash é ideal para região anterior. Se pretende fotografar cirurgias e regiões posteriores, melhor ficar com o circular. Em um segundo momento você vai precisar de alguns acessórios para tirar melhor proveito desse flash, mas isso é o segundo passo.

      Curtir

  10. Maria Amélia Soares disse:

    Caro Oséias, você conhece ou já utilizou em algum curso a Nikon D5100 com lente nikon 105mmf/2.8G para fotografia intra-oral?

    Curtir

    1. Amélia, ainda não me deparei com essa câmera mas o fato de ter 5x de zoom óptico é um bom sinal. Provavelmente você conseguirá boas fotos, basta usa-la da forma adequada. Baixe a apostila que disponibilizo aqui no site gratuitamente e veja se te ajuda.

      Curtir

  11. Plínio Sciasci disse:

    Olá Oséas . Essa Lente AF CANON ULTRASONIC EF 35-135MM 1:4-5.6 é uma lente macro ?? Ela serve em quais cameras canon ?? Abraço

    Curtir

    1. Essa lente que você se refere não é indicada para a fotografia odontológica.

      Curtir

  12. Clovis disse:

    Oséias, em primeiro lugar, parabéns pelo trabalho.
    Desculpe a ignorância, mas porque a lente 55-200 não serve para odontologia? É que comprei uma Nikon D3100 do meu irmão, que veio, com além da do kit a 18-55, essa a qual me referi, e uma 50mm. Pensei que somente teria de investir num flash circular e percebo que não é bem assim…

    Curtir

    1. Clovis, dentre outras questões, a lente tem que ter o recurso MACRO, essa função permite que a câmera consiga “focar“ as estruturas da cavidade oral a uma distancia curta. O ideal é manter uma distancia de 20 a 40 cm, depende do que deseja capturar.

      Curtir

  13. Guilherme disse:

    Olá! Parabéns pelo blog!

    Tenho uma Nikon D5100, e como professor universitário e bucofacial necessito comprar uma lente de macro. Entre essas duas, existem diferenças, AF-S VR Micro-Nikkor 105mm f/2.8G IF-ED e a Micro-NIKKOR 105mm f/2.8, pois nos EUA tem uma diferença de 200 dolares? Além disso qual o melhor flash?
    E a sigm seria uma boa alternativa?

    Muito obrigado!

    Curtir

    1. A lente que possui as siglas IF (foco interno) e ED (lente construída com cristais que reduzem aberrações cromáticas em grandes ampliações), leia aqui sobre ela.
      Também é uma lente pesada (quase 800 gramas contra 515 da outra), o que pode ser um problema. Não conheço as diferenças na prática. O que noto é que a contrução da mais cara é feita com materiais mais nobres. Se você for um fotógrafo iniciante acredito que isso não fará tanta diferença.

      Curtir

  14. Débora disse:

    Ola, sei que a lente ideal é a 105mm, mas prentendo comrpar uma Camera Digital SLR Nikon D90 e vem acompanhada da Lente 18-105mm, é possivel fazer fotografias intrabucais com esse conjunto? a camera d90 nikon é boa? qual é a mais ideal?

    Grata

    Curtir

    1. Debora, a câmera é boa mas não é uma câmera que esteja em evidencia, ja é um pouco antiga. Sobre a lente que mensionou, não tem o recurso macro, isso limita o quanto você pode se aproximar da cavidade oral. Assim sendo, para um melhor aproveitamento você irá precisar da lente macro 105 além do flash. Espero ter ajudado.

      Curtir

      1. Débora disse:

        Ok, entendi. Muito obrigada!

        Curtir

      2. Sobre a D90, d uma pesquisada sobre a D3100 e D3200. So as novas cmeras de entrada da marca.

        Curtir

  15. Christiane Ribeiro Monteiro de Lima disse:

    Boa tarde Oséias,
    queria primeiramente parabenizá-lo pelo site com ótimas dicas, pelo menos para mim que sou uma completa leiga em fotografia, estou adorando. Li atenta todos os comentários em relação à lente mais apropriada, ao melhor flash, mas queria uma opinião sua com relação ao corpo. Qual corpo você indicaria se fosse pra você compar: uma Nikon ou uma Canon?
    Se você poder me sugerir alguns modelos eu agradeço. É que são tantos recursos que eu não consigo me resolver.

    Espero anciosa por mais essa dica. Obrigada!!!

    Curtir

    1. Christiane, obrigado por acompanhar e apreciar o conteúdo do blog. Sobre o corpo eu prefiro Canon, e olha que já tive umas trás câmeras Nikon. Atualmente a Canon mais simples, que te atenderia perfeitamente, seria a T3, além de ser mais leve. Outra boa opção é a T2i, que não tem muita diferença, e é mais cara e pesada. A pouco tempo ainda era encontrado a XS, antecessora da T3, que tem a desvantagem de não filmar mas é tão boa quanto as demais para foto e ainda mais barata. Vou fazer um artigo comparando as câmeras, acho que nesse comentário vai ficar meio complicado. Abraços.

      Curtir

      1. Sergio Sinzato disse:

        Ola Oseias….primeiramente, parabens pelo trabalho e pela pagina! Muito elucidativa e empolgante a quem curte fotografia… Gostaria de saber sua opniao sobre a T5i, lancamento da Canon, e se no geral a qualidade da Canon e superior ao da Nikon. Por fim, gostaria de saber tb se o equipamento da Canon e mais barato ou mais caro que o semelhante da Nikon.
        Obrigado e parabens mais uma vez.
        Abracos, Sergio Sinzato.

        Curtir

      2. Olá Sérgio, obrigado por acompanhar o blog. Sobre essa questão Canon X Nikon não posso dizer se existe alguma melhor que outra, provavelmente não há. O início da minha experiência com fotografia odontológica foi com câmeras Nikon, fiz excelentes trabalhos e obtive resultados semelhantes aos que consigo hoje, atualmente uso Canon. O problema está no fato de a Nikon não possuir, até onde eu sei, o conjunto completo que precisamos. Você não encontra lente macro 100mm nem o flash circular para comprar. Existem marcas como a Sigma que produz lente e flash para a Nikon mas eu prefiro usar o conjunto de uma mesma marca. Sua pergunta sobre ser mais barato acaba não fazendo sentido uma vez que “só” a Canon vai oferecer todo o conjunto necessário. Sobre a T5i só posso dizer que é uma ótima câmera mas, não vai fazer muita diferença para a fotografia intra-oral, isso significa que mesmo uma câmera mais simples faria a mesma coisa, o que importa para nós é a lente e o flash.

        Curtir

  16. Fabio Simões disse:

    Oseias, parabéns pelo site.
    No caso de equipamento Nikon (D7000) qual a melhor opção de Flash para fotografia intra-oral, uma vez que a Nikon não possui flash circular, apenas os twins.
    Obrigado.

    Curtir

    1. Bom dia Fbio. Obrigado por acompanhar o blog. Durante vrios anos que usei Nikon, o flash era de marca Sigma (EM-140 para Nikon). Os resultados eram semelhantes aos que obtenho hoje com o da Canon. D uma olhada no link: http://www.sigmaphoto.com/shop/em-140-dg-macro-flash-sigma Att., Osias Evangelista http://www.oseias80.com

      Curtir

  17. Eduardo disse:

    Sou fascinado por fotografia e estudante e apaixonado pela odontologia.Possuo uma canon EOS 550D e procuro uma boa opção para lentes macro,mas gostaria de uma objetiva bem versátil.me indicaram uma Canon – 50mm f/1.4 EF USM. porem ao ler seu artigo acabei ficando em duvida com a Canon – 100mm f/2.8.qual seria a melhor opção neste caso?

    Curtir

    1. Gostaria de entender melhor o que exatamente voc est pensando quando diz que quer uma lente verstil. Para macrofotografia, incluindo a foto odontolgica, usa-se a lente macro 100mm (tambm pode ser 90mm, 105mm no caso da Nikon), e acredito que essas lentes no sejam muito versteis. A lente 50mm maravilhosa, mas no para a macro fotografia.

      Curtir

  18. Juliana disse:

    Olá Ozeias
    Tenho uma Nikon D90 e preciso de um flash circular para fotos odontológicas. Já tenho uma lente macro de 105 da Nikon.

    Curtir

  19. Shigueharu yassuda disse:

    bom dia Oséias!

    qual twin flash bom e barato que eu poderia utilizar em uma camera D70-S?

    abs

    Curtir

    1. Amigo, não conheço genérico de twin, apenas do circular.

      Curtir

  20. Carlos Bonan disse:

    Olá! Ainda hoje me perguntaram (um dentista é claro) sobre o melhor equipamento para fotografia odotonlógica, e você ajudou muito. Já indiquei você para ele.
    aproveitando, qual é a medida de encaixe da lente na câmera Canon 7D?
    Eu comprei uma lente fisheye 46mm, com adaptador 52mm e um outro adaptador de 58mm, que acreditei se a medida da minha máquina, mas não serviram.
    Obrigado e parabéns pela disponibilidade em transmitir ensinamentos.

    Curtir

    1. Voce esta falando de duas coisas diferentes. Esses valores que informou no tem relao com o encaixe na lente na cmera mas com a rosca externa onde se encaixa filtros e acessorios como o flash circular. Quando se compra uma lente deve-se observar para qual marca ela foi fabricada. No caso da 7D, ate onde eu sei,qualquer lente feita para Canon ( EF ou EF-S ) servir. As cmeras Canon Fullframe, como as 5D, aceita apenas lente com contato EF. Sei que alguns termos pode ter complicado um pouco mas pode perguntar mais se achar necessario.

      Curtir

  21. albergio disse:

    tenho uma canon rebel t3i, estou precisando comprar uma lente macro + flash circular. Vejo que tem uma diferenca de preço enorme entre as lentes macro de 50mm e as de 100mm. ´E possível obter imagens com uma macro de 50mm
    http://www.bestbuy.com/site/Canon++EF+50mm+f/1.8+II+Telephoto+Lens+for+Canon+Digital+SLR+Cameras/2473035.pid=1218329521421&skuId=2473035&st=canon%2050mm&cp=1&lp=1
    Os flashs de outras marcas sao compativel com a canon?
    obrigado

    Curtir

  22. Jean apulo disse:

    gostaria de saber se para uma maquina t3 canon poderia ser utilizado uma lente da sigma compativel com a canon, se a qualidade das fotos seriam boas?

    Curtir

  23. HUGO EDUARDO FRANÇA disse:

    Olá Oséias… Obrigado pelas dicas que estão de grande valia… Gostaria de saber qual a diferença entre estas duas lentes e se a mais simples( a primeira) me resolve o problema?
    EF 100mm f/2.8 USM Macro Autofocus Lens
    EF 100mm f/2.8L Macro IS USM Lens
    Abraço.
    Hugo

    Curtir

  24. Plínio Sciasci disse:

    Ola Oséias. Tudo bem ? Eu tenho um flash circular da sigma EM 140 DG para canon. Sabe me dizer se esse flash é compatível com a lente macro da sigma AF 105 mm EX DG para canon. Acoplado em uma canon T2i ?? É um bom conjunto para fotos em odontologia ?? Obrigado… abraço

    Curtir

  25. Evandro disse:

    Olá Ozéias. Obrigado pelos conhecimentos transmitidos… Sou Ortodontista e faço fotografias intra e extra bucais. Eu tenho uma cânon t3i, lente macro 100 e flash circular… Estou tendo dificuldades para fazer as fotos extra bucais (documentação Ortodontia) com a lente macro 100. Eu tenho que utilizar a 18-55mm neste caso?

    Curtir

  26. Manoela Capla disse:

    Bom dia!

    Sou dentista e tenho uma câmera nikon D50 e a lente sigma 105 mm. Gostaria de saber qual o flash circular que devo comprar?

    Desde já agradeço!

    Curtir

  27. Iramara disse:

    Estou procurando uma câmera sera que poderia meindicar uma maquina que tenha bons resultados

    Curtir

  28. olá,tenho uma t3i com macro 100 e flash circular vivitar, as fotos que estou tirando da boca foca só o centro da foto, qual configuração devo usar para fotos de aparelho ortodôntico? obrigado

    Curtir

    1. Ol Luiz, vou tentar responder sua pergunta com uma srie de novos posts no blog, aqui est o primeiro: http://wp.me/pYV9F-Uh

      Dr. Osias Evangelista http://www.oseias80.com

      Em 13 de junho de 2013 14:32, ODONTODESIGN.NET

      Curtir

  29. Gilberto Bezerra disse:

    boa noite
    estou comprando uma lente macro 105 sigma para nikon no bestbuy. um colega vai trazer dos eua para mim. porém o falsh circular disponivel no site é vivitar. a combinação é boa/funcional??
    obrigado

    Curtir

    1. Quando comecei a fotografar eu tinha exatamente um conjunto assim, corpo Nikon, lente Sigma e flash Vivitar. Não sei dizer se o equipamento da Vivitar melhorou mas na época foi a primeira coisa que troquei. Tente comprar o flash da Sigma.

      Curtir

  30. Sonia Ferreira Bastos disse:

    Bom dia Oséias
    Tenho uma câmera Nikon D90, não tenho como mudar a câmera, mas preciso de um flash circular e uma macro 100. Preciso também captar imagens do microscópio das lâminas. O que vc sugere? agradeço desde já as informações. obrigada, Sonia

    Curtir

    1. A lente será uma Sigma 105 mm e o flash circular pode ser da mesma marca. Sobre o microscópio, você já tem o aparelho? Você vai precisar de um adaptador mas não tenho muita experiência no assunto. Caso você já tenha o microscópio me informe marca e modelo para eu poder pesquisar.

      Curtir

      1. Sonia Ferreira Bastos disse:

        obrigada, vou verificar sobre o microscópio. Onde eu posso comprar este material? Agradeço

        Curtir

      2. Pretende adquirir aqui no Brasil?

        Curtir

      3. Sonia Ferreira Bastos disse:

        sim

        Curtir

      4. Tenho indicado o Nelson Nakamura, Nelsonnakamura.webstorelw.com.br

        Curtir

  31. Renata disse:

    Boa tarde Oséias… estou aproveitando e muito seus ensinamentos. Sou aluna de especialização em ortodontia e foi nos solucionado uma câmera para fotografia intraoral. Você me sugere nikon ou canon? Qual modelo para ambas? A nikon cooplix p510 me atende? Ou tem que ser uma nikon 3100 ou superior? Ambas aceitam troca de lentes e flash circular? Confesso que estou muito preocupada pois não esperava tantos gastos, apesar da enorme necessidade. Me ajuda!!!

    Curtir

    1. Renata, o ideal seria uma câmera que lhe permita a troca da lente. Eu prefiro a Canon por uma razão, você encontra o corpo + lente + flash circular tudo da mesma marca.
      Uma das duas opções abaixo vai te atender plenamente:
      Opção 01
      – Corpo Canon T3i: R$ 1399.00
      – Lente Macro 100mm Canon: R$ 1599.00
      – Flash Circular Canon 14EX: R$ 1649.00

      Opção 02
      – Corpo Canon T5i: R$ 2099.00
      – Lente Macro 100mm Canon R$ 1599.00
      – Flash Circular Canon 14EX R$ 1649.00
      Os valores são aproximados.

      Curtir

  32. Renata disse:

    Solicitado, desculpe

    Curtir

  33. Renata disse:

    Entendi. Vc sabe me dizer se a nikon p510 e a d3100 trocam a lente e aceitam flash circular, embora de outra marca? E a melhor entre elas…

    Curtir

    1. Apenas a D3100 atende sua necessidade.

      Curtir

  34. Amauri Drumond disse:

    Meu flash circular desprogramou,gostaria de saber como regulalo. Tenho um flash twin cânon mas não sei as medidas;como devo proceder? Gostaria de saber também como faço para o foco sair melhor quando tiro foto de lado,pois alguns dentes saem desfocados. Obrigado pela atenção

    Curtir

    1. A questão do foco está relacionada à abertura, você provavelmente não está usando uma configuração adequada que seria f/22.

      Curtir

      1. Amauri Drumond disse:

        E o fato das fotos estarem estourando,saindo brancas demais??

        Curtir

  35. Juliherme Andrade disse:

    Caro,
    Tenho uma Nikon D300 e estou precisando de um flash circular, porém a Nikon não fabrica mais… Qual devo adquirir??? Sem o flash minha câmera está inútil!

    Curtir

  36. Juliherme Andrade disse:

    Caro,
    Tenho uma Nikon D3000 e estou precisando de um flash circular, porém a Nikon não fabrica mais… Qual devo adquirir??? Sem o flash minha câmera está inútil!

    Curtir

    1. Quando usei Nikon eu tinha a lente e o flash da Sigma.

      Curtir

  37. Mylena disse:

    Tenho um centro de imagem mas To c um problemao com o foco e luminosidade das fotos .
    Estou indo pra MIAMI e queria que voce me orientasse a lente e fkash pois hoje uso a lente 18/55 e maquina T3i.

    Curtir

    1. Sua resposta está aqui: http://migre.me/fH7HR
      Se ficar alguma dúvida entre em contato.

      Curtir

  38. Mylena disse:

    Estou indo pra MIAMI e queria que voce me orientasse a lente e flash pois hoje uso a lente 18/55 e maquina T3i. As fotos estão sem foco e escuras !

    Curtir

    1. Olá Mylena, dê uma olhada neste link: http://migre.me/fH7HR

      Curtir

    2. Mylena, o ideal seria uma lente macro 100mm, o flash pode ser um circular. Sobre o flash, há outras opções, depende de quanto quer gastar.

      Curtir

  39. Caro Oseias excelente o seu blog e a maneira que você lida com os nossos questionamentos.
    Acabei de comprar uma canon t5i com uma lente 18-50mm, sou fisioterapeuta e lido com estetica corporal fazendo fotos antes e depois qual seria a lente ideal para avaliar as evoluções dos tratamentos corporais.
    Grato
    VINICIUS vAZ

    Curtir

    1. Vinícius, envie uma foto de amostra para o email oseias80@gmail.com de modo que entenda melhor sua necessidade.

      Curtir

  40. Rafaelly Domingos disse:

    Estou adorando o site. Porém fiquei com uma dúvida. Estou realizando meu curso de mestrado em odontologia e estou querendo investir numa Canon T3i e flash circular também da Canon MR 14 EX, já a lente tenho dúvida. Seria mesmo a Lente Canon Macro Autofoco USM f/2.8 de 100mm?

    Obrigada.

    Curtir

    1. Existem duas lentes macro 100mm da Canon, um comum e outra da série L, essa última da linha profissional é bastante cara.
      Geralmente usamos a comum,

      Curtir

  41. Luiz Cláudio disse:

    Bom dia. Tenho uma Nikon D 5100 e vou comprar uma lente macro 105 mm. Vc pode me fornecer a especificação de alguma ou algumas? Tem que ser Nikon ou pode ser Sigma?

    Curtir

    1. Pode ser Sigma, até onde sei apenas o foco dela é um tanto lento, o que se resolve utilizando no manual.

      Curtir

  42. Rafael Tirello de Oliveira disse:

    Boa noite Oséias. Tenho uma Canon Rebel XS com uma lente 18-55mm. Pretendo comprar em um futuro próximo o flash circular e a lente 100/105 macro para as fotos intraorais. Porém, também gostaria de adquirir uma lente zoom para hobby. Existiria alguma lente que eu pudesse trabalhar esses dois pontos? Uma 18-200mm talvés funcionaria? Abraço

    Curtir

    1. Rafael, essa lente é uma opção para seu hobby, no entanto não é uma lente muito boa por ser “escura”. Isso vai depender de seu nível de exigência e do quanto quer gastar.

      Curtir

  43. Rafael disse:

    Olá Oséias! Consigo usar um flash circular na minha lente 18-55mm? Chega a se ter uma certa melhora na qualidade da foto?
    Obrigado

    Curtir

    1. Rafel, o que melhora com o flash é a iluminação, neste caso sim, vai melhorar. O problema é que essa lente vai te limitar bastante, de todo caso, use-a sempre no zoom máximo, 55mm.

      Curtir

  44. Kleber Lacet disse:

    Qual a melhor lente e flash circular para a Nikon D7000

    Curtir

    1. Amigo, a opção de melhor custo benefício seria uma lente macro 105 e flash circular Sigma. Claro, existem opções que lhe entregarão resultados melhores mãe, o custo será maior.

      Curtir

    2. Kleber, quando usava Nikon eu tinha uma lente macro Sigma 105 e Flash Circular também da Sigma. Dependendo de sua especialidade isso pode ser suficiente. Qual sua área de atuação?

      Curtir

  45. Débora disse:

    Bom dia Oséias!
    Tenho duas ofertas de máquinas usadas para comprar, uma é a Nikon D 90 e outra é a D 7000… qual você me indicaria para uso odontológico? Tenho que comprar alguma lente adicional ou a lente que vem de fábrica é satisfatória? Quero um flash circular também, existe algum adaptável à estas câmeras?
    Obrigada!

    Curtir

    1. Que tipo de fotografia você faz? Geral ou apenas anteriores (estética)? A lente tem que ser a macro 105, não serve a que vem junto com a câmera. Qual o preço de cada modelo?

      Curtir

  46. Fabiana F.Dacol disse:

    Boa tarde Oséias!
    Qdo viajei o a ano passado comprei uma cannon t3i e uma lente macro 100mm.Onde posso comprar o flash circular por aqui e nesse caso precisa de alguma especificação?Obrigada.

    Curtir

    1. Tenho um conhecido que vende por encomenda, atualmente o preço é 1730,00. Clauz Jardim, fone 0313188414831.

      Curtir

  47. Margarida disse:

    Boa noite! Desde já muitos parabéns pelo site!

    Estou a pensar comprar uma objectiva + flash anelar para a minha canon 550d. A minha especialidade é a cirurgia, e já me recomendaram a objectiva 60mm f/2.8 macro da canon pelo facto de que serei eu a fazer as fotos… Quem me recomendou esta objectiva disse que com a de 100mm nos temos que afastar muito do paciente o que dificulta a gestão de tempo e espaço no gabinete, e que normalmente quem tem esta lente tem alguém que lhe tire as fotos.

    O que me recomenda? A de 60mm macro ou a 100mm macro?

    Em relação ao flash… A diferença de preço entre o da sigma e o da canon é bastante significativa, acha que o da canon compensa a diferença? Tenho companheiros que compraram o flash anelar da nissin. Conhece este flash??

    Muito obrigado desde Portugal

    Curtir

    1. Olá Margarida. Obrigado por apreciar o blog. Sobre as lentes a mais usual é a macro 100mm. Caso você faça mais tomadas intra-orais a posição desta é melhor. Se você faz bastante fotos extra-orais a 60 mm lhe permite realiza-las estando mais próximo do paciente.
      A 60 é bem mais barata e serve sim, a forma de fotografar é um pouco diferente porque fica-se muito próximo do paciente e às vezes pode ser necessário diminuir a potência do flash.
      No caso do flash eu não economizaria afinal, geralmente só se compra uma vez. Já usei Vivitar, Sigma e Canon, a outra marca não conheço.

      Curtir

  48. Laira disse:

    Tenho uma câmera nikon com flash circular vivitar. Qdo faço a fotografia a imagem sai com excesso de luz sem nenhuma imagem. Alguém pode me ajudar a regular isso?

    Curtir

    1. Laira, verifique se sua câmera está no modo Manual, coloque a velocidade próximo a 1/100 e abertura em 22. Verifique o ISO, deve manter um valor entre 100 a 400.

      Dr. Oséias Evangelista http://www.oseias80.com

      Em 7 de maio de 2014 18:23, ODONTODESIGN.NET

      Curtir

      1. Laira disse:

        Muito obrigada! Me ajudou muito! Agora já sei como regular de acordo com a quantidade de luz!

        Curtir

      2. Sempre às ordens.

        Curtir

  49. Celma Ramos disse:

    Bom dia,tenho uma Nikon Coolpix L820 gostaria de saber se ela é apta para fotos odontologicas,obrigada.

    Curtir

  50. Ana Paula disse:

    Bom dia Oseias! Gostaria de sua opinião sobre a lente macro da Nikon 40 mm f/2.8 AF-S DX. Seria para foto intra e extra oral. Tenho uma Nikon 3200.Obrigada!

    Curtir

    1. Essa lente, em minha opinião, não é uma boa idéia. Por algumas razões acredito que teria que ser no mínimo 60 mm.

      Curtir

  51. LAURA disse:

    TENHO EXATAMENTE O EQUIPAMENTO QUE VOCE TEM…MAS NAO CONSIGO REGULAR O FLASH…COMO FACO/E VC BATE A FOTO NO MANUAL

    LAURA.

    Curtir

    1. Laura, eu utilizo o flash no manual mas para quem está começando recomento o modo TTL.

      Curtir

  52. Olá boa tarde, tenho uma nikon D3200 e uma lente nikkor af-s vr 105 mm f/2,8g if-ed e tenho usado esse material para fotos de modelos e trabalhos proteticos, porém não tenho conseguido bons resultados. Gostaria de saber qual regulagem da máquina devo usar para esse tipo de foto, abertura, velocidade e iso??
    Desde já mto obrigado….

    Curtir

    1. Um grande detalhe que você se esqueceu foi relatar o tipo de iluminação que está utilizando. Isso vai influenciar diretamente na configuração da câmera. Dê mais detalhes para eu poder te ajudar melhor.

      Curtir

      1. André Monicci disse:

        Bom dia, hoje tenho usado a iluminação ambiente e uma luz branca de uma luminária de bancada….

        Curtir

      2. André, primeiro passo é fazer um Mini Estúdio Caseiro ou comprar um em alguma loja de fotografia, dê uma olhada nisso: http://odumazza.blogspot.com.br/2012/07/estudio-caseiro-para-still.html
        Depois que estiver pronto me informe qual máquina e lente você está usando.

        Curtir

      3. André Monicci disse:

        Olá Oseias bom dia, já adquiri o míni estúdio e tenho uma nikon D3200 e uma lente nikkor af-s vr 105 mm f/2,8g if-ed, como havia dito tenho problemas em conseguir uma boa foto evidenciando detalhes como textura e superfície, tb com o foco pois a máquina estabelece um ponto central de foco e as extremidades das peças desfocam. Obrigado desde já ….

        Curtir

  53. LAURA disse:

    TENHO EXATAMENTE O EQUIPAMENTO QUE VOCE TEM…MAS NAO CONSIGO REGULAR O FLASH…COMO FACO????/E VC BATE A FOTO NO MANUAL OU NO AUTOMATICO DA MAQUINA?

    LAURA.

    Curtir

    1. O flash pode ser utilizado dos dois modos, inicialmente coloque o flash no automático ou TTL, a câmera tem que estar no manual. Estou preparando uma vídeo aula. Vai ajudar…

      Curtir

  54. Ebele disse:

    Olá, Oséias.
    Gostaria de saber se o flash sigma EM-140 DG é compatível com a Canon T3i?

    Obrigada

    Curtir

    1. Ebele, a Sigma é um fabricante de equipamentos genéricos. Ela fabrica esse flash para várias marcas, no entanto o modelo fabricado para uma marca só funciona na mesma. Sendo assim, ao comprar verifique com o vendedor se o modelo em questão é compatível com sua marca de câmera. Não se preocupe com o modelo, se ele foi feito pata Canon, vai funcionar em qualquer câmera deste fabricante.

      Curtir

      1. Ebele disse:

        Ok. Obrigada!
        Na verdade, descobri que terei que comprar um anel adaptador de 58 mm que não veio com o flash.

        Curtir

      2. Isso é fácil… Boas fotos.

        Curtir

  55. Eva Cristina disse:

    Amei seu blog… gostaria de saber qual a melhor marca de câmera para comprar, estou em dúvida entre a canon e a nikon Estou fazendo o curso de ortodontia e irei precisar de um câmera boa. Ah me indica um site seguro para comprar. OBRIGADAAAA

    Curtir

    1. Olá Eva, estou preparando um artigo que deve ficar pronto amanhã sobre sua dúvida. Pode ser? Assim posso te responder com propriedade e ainda ajudar a outros que tenham a mesma dúvida.

      Curtir

  56. Lycio disse:

    Boa noite!!
    Estou pesquisando algumas lentes macro, foi me sugerdo uma lente Tamron 90mm macro, vc conhece??
    Desde ja agradeço sua atencão
    Abxx

    Curtir

    1. Não conheço a lente. Atualmente tenho sugerido a 60 mm macro da Canon. Se você usa câmera Canon que tem o sensor “cropado” vai dar certo. Ela é menor, mais leve e batata. Em sensor crop ela vai a 96 mm.

      Curtir

  57. Bruno disse:

    Olá. Gostaria de saber se vc pode me ajudar com uma dúvida que tenho.
    Tenho uma câmera nikon D90. Vou comprar uma lente de 100 mm macro para ela. Você poderia me indicar uma boa lente para poder fotografar cirurgia? O flash da Canon serve na nikon ou tenho que comprar um específico nikon. Caso vc tenha está informação e puder me ajudar. Agradeço.

    Curtir

    1. A lente pode ser uma Sigma 105mm, e o flash Canon não serve em Nikon. A Sigma tem um flash para Canon e outro para Nikon.

      Curtir

      1. Bruno disse:

        Obrigadão Oséias, pela dica.
        Ah você saberia dizer o modelo do flash?
        Outra coisa, as lentes Nikkor são melhores que as sigma ou são de mesma qualidade.
        desde já agradeço sua atenção Oséias.

        Curtir

  58. Julio disse:

    Olá, tenho uma nikon d5300 e uma lente 85mm micro f3.5 e flash circular, o que você acha? Tem alguma dica especial? Obrigado

    Curtir

    1. Julio, agora é começar a fotografar. Faça um curso e/ou compre um bom livro…

      Curtir

  59. jonas andrade disse:

    Gostaria se saber se o flash circular sigma entra no corpo da canon eos t3i, assim como a lente macro 105 sigma… Obrigado!

    Curtir

  60. Jéssica disse:

    Ola Oseas! Sou ortodontista e preciso de fotos intra orais para documentação. Esta Camera e lente Nikon D3200 24.2 MP CMOS Digital SLR Camera with 18-55mm and 55-200mm Non-VR DX Zoom Lenses Bundle mais Flash Circular, eu conseguiria fazer boas fotos? e qual o flash que encaixaria?

    Curtir

  61. Junior disse:

    Olá Oseas. Trabalho com radiologia odontológica e estou pensando em comprar uma Nikon D3200 + Lente 105 macro e Led Circular para tirar fotos. Estou no caminho certo.

    Curtir

    1. Sim, é por aí. Tome cuidado com o flash, tive dificuldades para conseguir bons resultados com esses flash LED… eu particularmente prefiro canon.

      Curtir

  62. Alexandre disse:

    Olá Oseas!! Muito bom seu blog. Gostaria da sua opinião. Estou sendo presenteado com uma canon t5i. Uma lente macro 60mm e um flash circular atende bem para fotos odontológicas? Ou tem que ser a 105mm mesmo? Desde já agradeço

    Curtir

  63. Henry disse:

    Puedo usar un lente macro 40mm 2.8 de nikon para fotografía dental?

    Curtir

  64. ANTONIO MARCOS disse:

    OLA!! FERNANDO, BOM DIA!! ESTOU COM UM PROBLEMA. NÃO CONSIGO ATIVAR MEU FLASCH CIRCULAR NA D90. O QUE PODE ESTAR ACONTECENDO??

    MUITO OBRIGADO !! MEU EMAIL – MARCOSCHAGAS90@HOTMAIL.COM

    Curtir

    1. Marcos, é Oséias e não Fernando. Você poderia me passar mais informações?
      Você já usa esse flash ou acabou de adquirir? Estava funcionando e parou agora?
      Qual a marca e modelo do flash?
      Em algumas situações, quando o flash não está totalmente encaixado na sapata a câmera não o reconhece, já verificou?
      O equipamento está ligando?

      Curtir

  65. Oséas, o que você acha desse conjunto: Canon – EOS Rebel T5 DSLR Camera with 18-55mm and 75-300mm Lenses

    Curtir

  66. ou essa: Nikon D3300 DSLR Camera with 18-55mm Lens (Black) + Sigma 70-300mm f/4-5.6 SLD DG Macro Lens

    Curtir

  67. Jose Ricardo Kina disse:

    O flash circular sigma EM 140 serve para lente Nikkor Micro 200mm?

    Curtir

    1. Ricardo, não conheço essa lente, você já tem ou ainda vai comprar. Essa lente não é a mais indicada para fotografia odontológica.

      Curtir

  68. Jose Ricardo Kina disse:

    Eu já tenho

    Curtir

    1. Você já fez algum foto intra oral ou mesmo de rosto com ela? Penso que para o foto de rosto a distancia que vai precisar ficar é muito grande, sem falar que a distancia mínima para focar é 48 cm… cara, sei não.

      Curtir

  69. Jose Ricardo Kina disse:

    Sempre trabalhei com a Medical nikkor 120mm mas deu problema no flash e não tem como arrumar.

    Curtir

    1. Jose Ricardo Kina disse:

      Sim já fiz algumas fotos gostei muito de brincar com ela a principio

      Curtir

  70. Mas essa lente 200 mm em uma Nikon com sensor crop (1,5) vai para 300 mm.

    Curtir

  71. Jose Ricardo Kina disse:

    É estou trabalhando com uma Nikon D810 usando um iso alto e preciso de um flash circular. Não sei se o sigma 140 daria para esta lente apesar de tb ter uma nikkor micro 105mm mas bem antiga que usava em uma nikon F3. Tb não sei como aproveita-la hj.

    Curtir

    1. Jose Ricardo Kina disse:

      Com a medical usava uma Nikon D1X

      Curtir

  72. Carolina Rodrigues disse:

    Bom dia, há quase dois anos aproximadamente, comprei uma Canon T3i, na situação que você descreveu, com uma objetiva que não é satisfatória para fotografias em odontologia. Sei que a compra de objetivas da Canon é mais difícil que nos casos da Nikon, onde todas as lentes Nikon podem ser utilizadas no mesmo corpo. No caso da minha, qual seria uma boa objetiva macro? E a respeito do flash circular, sei que os flash precisam atingir uma potencia miníma, qual seria uma potência ideal para fotografia em odontologia de um flash circular???

    Curtir

    1. Carolina, não entendi completamente a questão das lentes serem incompatíveis, qualquer lente Canon atual, tirando as das câmeras de filme, vai servir na sua T3i.
      A lente macro 100 mm é o padrão mas, a 60mm tb atende perfeitamente.
      Sobre a potência do flash a questão não é potencia, é a temperatura da luz, isso só é problema para esses iluminadores de led, qualquer flash circular Canon ou mesmo Sigma vai te atender.
      Deu para entender ou confundi mais ainda?

      Curtir

  73. Carolina, não entendi completamente a questão das lentes serem incompatíveis, qualquer lente Canon atual, tirando as das câmeras de filme, vai servir na sua T3i.
    A lente macro 100 mm é o padrão mas, a 60mm tb atende perfeitamente.
    Sobre a potência do flash a questão não é potencia, é a temperatura da luz, isso só é problema para esses iluminadores de led, qualquer flash circular Canon ou mesmo Sigma vai te atender.
    Deu para entender ou confundi mais ainda?

    Curtir

  74. Felicia disse:

    Boa noite Oseias. Primeiramente obrigada pelo artigo, que me ajudou muito (como leiga) na busca pela camera ideal. Estou iniciando curso de mestrado em Ortodontia e pretendo adquirir uma camera com lente macro e flash circular. Encontrei em valores muito semelhantes as camera canon t3 e t5, sendo que a t3 encontrei no proprio site da canon. Tem muita diferenca entre esses dois modelos? Estou em duvida quanto a isso, pois realmente nao entendo nada e estou no escuro quanto a isso. Quanto a lente encontrei nessas especificacoes que voce comentou (100mm Macro da canon), e o flash encontrei apenas da Sigma… Novamente obrigada…

    Curtir

  75. Cláudia disse:

    Bom dia Oseias.
    A pergunta e sobre fotos odontológicas. A minha maquina é Canon T3 e o Flash macro ring lite MR- 14EX. Como configuro a maquina pra fazer fotos intras orais. Ela atualmente está configurada assim M 1/16, F22 ISO 400 e o flash ETTL. Mas acho q as fotos estão sem foco. Tem como vc me dar uma sugestão ?????

    Curtir

    1. Cláudia, o ideal é manter uma velocidade de 1/100 em média, a abertura que você está usando é isso mesmo, o flash em TTL (eu gosto de manual para para quem está começando é mais difícil) e o ISO deve ficar por volta de 200 a 400. Se não estiver ficando bom me envie uma imagem capturada com essa configuração para eu poder avaliar.

      Curtir

  76. Cláudia disse:

    Oséias bom dia, sem querer abusar das suas dicas , vc poderia me passar a configuraçao da Canon T3 e o Flash macro ring lite MR- 14EX , passo a passo , como vc fez no curso configurando camera compacta sony.

    Curtir

    1. Cláudia, bom dia. Não é muito difícil, o problema é que não tenho essa câmera em mãos para poder fazer o que vc pedi. Vou ver se consigo as imagens do Menu… mas não sei se é tão fácil assim…

      Curtir

  77. Cláudia disse:

    Boa tarde Oséias !!!!!!!!!!!! meu querido tem um email q eu possa mandar as fotos q fiz, pra vc dar uma olhada.

    Curtir

    1. Se for enviar a imagem por email pode ser pelo “oseias80@gmail.com” ou coloque no DropbBox e envie o link de compartilhamento para oseias80@hotmail.com

      Curtir

  78. Henrique Floripa disse:

    Oi Oséias, qual a sua opinião a respeito das mirrorless?
    O que pensas de mirrorless como a a6000 com flash circular e macro 60mm para ortodontia?
    Abraços!

    Curtir

    1. Por enquanto é mais uma câmera compacta, quando for possível utilizar uma lente macro 100 e um flash circular ou twin aí mudo de ideia.

      Curtir

  79. Ana Paula disse:

    Boa noite Oseias! Estou fazendo especialização em ortodontia e comprei a câmera nikon D3200, estou precisando do flash circular e de uma lente para fotografias próximas. Estou sem saber qual compro, você teria como me indicar alguma? E sobre o flash o da marca sigma acopla na minha câmera? Obrigada pela atenção!

    Curtir

    1. Ana, existe o flash circular e a lente macro 105 de marcas genêricas como a Sigma que servem para sua câmera. Tome cuidado na hora de comprar, afinal essa mesma marca faz o mesmo flash e lente para várias marcas. Na hora da compra certifique que o modelo é específico para a Nikon.

      Curtir

  80. Alexandra dos Santos Rodrigues Milech disse:

    Bom dia Oséias. Parabéns pelo Blog gostei muito. Tenho uma dental eye, porém como não é digital atualmente a utilização de filmes convencionais e revelação de filmes se tornaram pouco práticos. Comprei uma Nikon D3200 que já vem com uma lente 18-55mm . Tenho 3 filtros macros +1, +2 e +4. Pergunto se utilizar estes filtros com esta lente e mais flash circular conseguirei fazer fotos macros.
    Obrigada!

    Curtir

    1. Alexandra, conseguir fotos macro vc vai conseguir, mas para a odontologia estarão distorcidas no que diz respeito à proporção. Quanto mais vc se aproximar do objeto a ser fotografado, usando a lente errada, maior será a distorção.

      Curtir

  81. Alexandra dos Santos Rodrigues Milech disse:

    Andei lendo o teu blog sobre Tirando Leite de Pedra e tu terias alguma sugestão temporária para usar esta lente 18-55mm para macro

    Curtir

    1. Mantenha sempre no Zoom máximo, 55mm. Afaste a câmera e recorte as áreas indesejadas no computados, isso evitará algumas distorções.

      Curtir

  82. André disse:

    Olá Oséias! Estava pesquisando sobre um bom equipamento para tirar as fotografias em uma clínica de radiologia e achei seu site. Qual equipamento você indicaria para uma clínica de radiologia para realização da documentação ortodôntica?

    Curtir

    1. Uma câmera Canon, pode ser uma usada mesmo (ex: T2i) com lente macro 100mm ou até mesmo uma 60mm (mais barata). O flash pode ser o circular. Tem um artigo aqui no blog falando sobre um modelo chinês.

      Curtir

  83. Evandro disse:

    Olá, tenho uma Canon T5i + Lente Canon EF 100mm f/2.8L Macro IS USM e me resta um flash circular, qual flash seria bom para este conjunto que possuo? Seria o 14EX mesmo? Quais ajustes devo usar nesse flash por vc indicado e enquanto a abertura, iso e entre outros posso usar para um foco total da imagem com aproximação de no máximo 20 ou 30cm?

    Abraço e obrigado

    Curtir

    1. Evandro, o flash ideal depende do tipo de foto e de sua experiência. O mais simples e fácil de usar é o circular. Tente começar com abertura próximo de 22, velocidade 100 e ISO 200… faça experiências.

      Curtir

  84. Evandro disse:

    Ahhh, sou Protético Ceramista em Bauru, estou procurando algo que me ajude a realizar trabalhos com excelência

    Curtir

    1. Evandro, vc quer fotografar os trabalhos fora da boca? O ideal seria um esquema um pouco melhor elaborado. Uma caixa branca com duas lampadas laterais…

      Curtir

  85. Jorge disse:

    ola! Sou medico e trabalho com face! Preciso fotografar pacientes de frente, perfil, semiperfil, e base!
    Atualmente utilizo uma semiprofissional mas nao é o ideal! Preciso ficar virando a câmera de lado para deixar a sombra para um dos lados, e de frente fica com aquela sombra nas orelhas!!!rs
    Pois bem, poderia me sugerir qual o básico do básico para tirar fotos melhores? Detalhe: não tenho espaço para usar refletores!!
    Pensei numa canon com lente 100mm e flashs laterais com fotocélula! Não sei se preciso de flash central ou uso onda própria câmera!!
    Não posso investir muito momento!
    Grato
    Jorge!!!!

    Curtir

    1. Pode ser uma Canon + Lente macro 100 ou 60 mm e um flash circular. No entanto um pequeno estúdio para fotos de face é bem mais barato que um flash circular e entrega um resultado muito melhor. Com R$ 1000,00 vc compra um pequeno estúdio da Greika de excelente qualidade no Mercado Livre.

      Curtir

  86. Rafaela disse:

    Olá Oséias! Sou estudante de odontologia e estou iniciando agora minhas fotografias.
    Irei fazer um curso em breve e tenho uma nikon D3200, gostaria de saber qual lente comprar por que sempre vejo várias siglas para a lente 105mm e não entendo, apenas sei que gostaria do foco automático. Qual você me recomenda com um bom custo benefício?
    Além disso, qual flash circular utilizar? Eu vi de uma marca chamada Meike, é bom? Ou vc recomenda apenas o sigma?

    Muito obrigada!!

    Rafaela

    Curtir

    1. Essa marca Meike serve tb, a lente pode ser a Sigma 105… eu não uso Nikon à muito tempo.

      Curtir

  87. José Neres disse:

    Dúvida:
    Para fotografia odontológica é melhor uma AF-S DX NIKKOR 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR ou uma Micro-NIKKOR 105mm f/2.8 ?
    Detalhe, minha máquina é uma Nikon D3200

    Curtir

  88. Lucas CAvalieri Pereira disse:

    Olá… tenho uma d5300 e estou comprando a lente de 105 mm para fotografia odontológica. Gostaria de saber qual flash circular sigma serve para essa câmera com essa lente

    Curtir

    1. Amigo, a Sigma fabrica um único flash circular mas, existe ele em versões para cada fabricante, Canon, Nikon, Sony… a única forma de saber é perguntando ao vendedor ou lendo a descrição do anuncio.

      Dr. Oséias Evangelista http://www.oseias80.com

      Curtir

  89. renan disse:

    bom dia , sou novo na area e gostaria de saber se a lente EF 75-300mm f/4-5.6 III O sistema óptico, a construção e o exterior são idênticos aos da EF 75-300 mm f/4-5.6 III USM’. , teria alguma utilidade para fotografias odontologicas!!

    Curtir

    1. Tem diferença na estrutura de foco, mas não tem utilidade à fotografia odontológica.

      Curtir

  90. Pablo Wüst disse:

    Oséias, meus parabéns pela sua paciência em responder a todos. É um sinal q gosta do que faz. Estou por adquirir uma nikon d5100 usada que vem com um kit de lentes 18-55mm e outra lente de 35mm. Tenho um flash circular com leds brancos (bem barato) comprados no ebay que ficam sempre ligados iluminando a cena e fixados como os leds circulares q vc mostra. Desconfio que estas lentes não sejam boas para registro de cores ao protético e para registros diversos dos meus casos. Também perecebi varios modelos e preços de lentes macro 50 ou 105mm que me confundem. Para o meu caso que lente vc indica?

    Curtir

    1. A lente ideal é a 105 e evite iluminador de led, prefira um flash, é mais fiel às cores.

      Curtir

  91. OLÁ , TENHO UMA CANON, SIGMA EM-140DG, SÓ QUE FLASH ESTÁ DEIXANDO AS FOTOS INTRA ORAIS “BRANCAS”, COMO CONSIGO MUDAR ESSA CONFIGURAÇÃO?

    Curtir

  92. José Roberto Cysneiros disse:

    Comprei uma Nikon D5100 semi nova para meu filho que é implantodontista. Ela serve para fotos odontológicas ou a Canon é melhor? E qual a lente macro para ela, já que originalmente ela veio com uma Nikor AF-S18-55?
    Moramos em Salvador e vou ter que comprar estes acessórios fora.
    Obrigado.

    Curtir

    1. Essa câmera serve sim, apesar de eu preferir Canon. Tem que comprar uma lente macro e flash se quiser um resultado melhor. Se preferir mande mensagem pelo WhatsApp (33 98821-0380) que te passo valores.

      Curtir

  93. Victor Maiorano disse:

    Boa noite. Tenho uma Nikon p100 (4.6-120mm; 1:2.0-5.0). Gostaria de saber se ela é indicada pra uso de fotos intrabucais. Pesquisei e não consegui encontrar flashs circulares e/ou lentes macro.
    Segue o link das especificações: http://www.nikon.com.br/nikon-products/product-archive/compact-digital-cameras/coolpix-p100.html#tab-ProductDetail-ProductTabs-Overview

    Obrigado desde já

    Curtir

  94. Essa câmera pode até render algumas fotos, mas vc não vai conseguir trocar a lente nem usar um flash circular.

    Curtir

  95. leandro disse:

    Bom dia Oséias tenho uma Nikon D3300 com uma lente 18-105mm e minha duvida e com relação a que tipo de flash comprar. Você acha que para fotos(DSD) de rosto e boca um circular resolveria muito bem e para o rosto fazer uma associação de repente a mais dois leds de iluminação fixa? Que marca de flash circular você me indicaria? Muito obrigado

    Curtir

    1. Oséias disse:

      Pode comprar um Meike Mk-14EXT, essa é uma opção de baixo custo. A iluminação do tipo fixa não vai te entregar o melhor resultado, eu prefiro um kit de estúdio. Com 1500 reais vc comprar um kit para face.

      Curtir

  96. Neila Sumie Tamashiro disse:

    Olá. Gostaria de saber se a máquina fotográfica Konica Minolta Dynax 7D overview pode ser acoplada uma macro de 100 mm da Canon e flash circular. Ou seja. Eu quero saber se as macros de outras marcas acoplam em outrs… Sou dentista e quero obter uma reflex.
    Obrigada
    Neila

    Curtir

    1. Olá Nelia, sugiro que vc compre uma câmera Canon, pode ser simples como uma T5, é melhor que usar adaptadores. Sobre sua pergunta infelizmente não saberia te responder.

      Dr. Oséias Evangelista http://www.oseias80.com

      Curtir

  97. Artur Gaiotto Marques disse:

    Boa Tarde! Eu ganhei uma camera T2i e pretendo fazer fotos no consultório, vou comprar um macro 100 e um flash circular. Minha pergunta é: se daqui algum tempo eu trocar o corpo da maquina, por exempo por uma T6i, eu consigo usar o flash e a lente que irei compar?

    Curtir

    1. Boa tarde Artur, serve sim, pode comprar tranquilo.

      Curtir

  98. Guilherme ceconello gomes disse:

    Olá. Tenho uma cânon t6 e estou querendo comprar uma lente macro. Só que estou em dúvida entre macro 100 e macro 60. tem muita diferença entre as duas ?a diferença de valores está de 500 a 600 reais . Obrigado desde já

    Curtir

    1. O ideal é a macro 100mm. Existem vantagens e desvantagens para ambas. A macro 60mm entrega imagens com um pequeno efeito barril, quase nunca perceptível.

      Curtir

  99. Anderson disse:

    Boa tarde.
    Muito bom parabéns.
    Tenho uma canon EOS T3 com Macro 100mm EF 1:2.8 USM com flash circular greika rohs 150. estava funcionando tudo bem ate´que o flash queimou. Comprei um led macro ring light mas não esta dando qualidade, sem iluminação e sem foco.
    Fotos extras: foco 22, 1/60 iso 3200
    intra iso 800

    A pergunta é o flash macro led não da certo? Fiz a compra errada?

    Curtir

    1. O ideal é evitar iluminadores de Led. Compre um flash novamente. Existe um chinês que funciona bem com Canon.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s