A união de dois mundos – Compactas + Reflex = Mirrorless

Estamos acostumados a conviver com dois extremos quando falamos de fotografia odontológica, os usuários das câmeras compactas e suas limitações e os usuários de câmeras reflex, ou DSLR (digital single lens reflex) que permitem a troca das lentes.

Alguns fabricantes, porém, têm investido em uma nova categoria, câmeras quase semelhantes às compactas, mas que permite a troca da lente. Essas câmeras são chamadas, dentre outros nomes de mirrorless, tradução literal: sem espelho.

A qualidade na fotografia odontológica está ligada diretamente à lente Macro 100 ou 105mm e ao Flash Circular. Por isso as imagens obtidas com as câmeras compactas deixam a desejar, geralmente há certas deformações de proporções e de cor que só são corrigidas com esses elementos.

Uma câmera compacta que permitisse o uso de uma lente macro 100 ou 105 mm seria ideal para corrigir deformações causadas pelas compactas, no entanto continua sendo necessário o uso do flash.

Há um bom tempo é esperada a entrada da Nikon e da Cânon nesse mercado de câmeras com corpo de compacta e características de Reflex. Para felicidade dos usuários a Nikon acaba de anunciar dois modelos de câmeras mirrorless. A Nikon 1 J1 e a Nikon 1 V1.

Essas câmeras possuem lentes próprias mas permitem o uso de um adaptador, o FT1 para que as lentes Nikkor F sejam aproveitadas, assim sendo a lente Nikkor Micro 105mm, usada para a fotografia odontológica seria compatível, ou mesmo a Sigma 105mm para Nikon.

Um detalhe que ainda não consegui resolver é o uso do flash circular, como tudo ainda é muito novo, vamos esperar para ver no que dá. O preço é típico de lançamentos, alto para o momento, $900 a Nikon V1  e $650 a Nikon J1 .

Links para mais informações: http://imaging.nikon.com/lineup/acil/index.htm

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Maria Amelia Soares disse:

    Dr.Oseias alguma dica para configuração da nikon D5100e lentes 55-80?

    Curtir

    1. Amélia, a câmera que você possui é excelente mas não é tudo. Leia esse artigo e se tiver dúvida volte a perguntar.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s