Área segura do DBook e sua impressão.

Na imagem acima pode ser observada a diagramação de uma página no DBook onde se percebi uma linha cinza chamada “área segura”. Infelizmente nos formatos menores, como o Fotolivre A6 (10×15) fica difícil definir, por exemplo uma borda exata.

Veja abaixo a página agora impressa e perceba que a borda desapareceu. Isso não é um padrão, poderia ter ficado mais fina ou até do tamanho exato do programa.

O ideal é, quando desejar bordas em branco, manter espaços maiores, como na imagem abaixo. Ou quando não quiser borda alguma, a imagem tem que ultrapassar essas linhas e sair um pouco da página, como na última imagem.

 

 

 

 

Anúncios

7 comentários Adicione o seu

  1. nozomi disse:

    Não entendi bem sua explicação (acho que faltou pontuação na frase, o que deixou a ideia meio confusa…).
    Você disse “Veja abaixo a página agora impressa e perceba que a borda desapareceu. Isso não é um padrão (…)” O que não é padrão? A borda? Quer dizer que mesmo alinhando a foto na margem da área segura, a página corre risco de aparecer com borda? Mesmo não querendo borda?

    Outra dúvida… Na primeira foto, vemos uma linha vertical cinza no lado direito. Sei que ela também é margem da página, mas não sei como funciona. Nos casos de fotolivro do modelo 180 graus, posso desconsiderá-la? Já que não há perda de margem da página que normalmente há nos fotolivros com lombada.

    Estou montando meu primeiro fotolivro e não encontrei nenhum fórum ou blog que explicasse essa parte de margens e área segura… Obrigada.

    Curtir

    1. oseias80 disse:

      Nozomi, bom dia.
      Se você observar bem, vai perceber que existe uma linha pontilhada nos quatro lados, essa é uma indicação de que tudo que estiver dentro dessa área sairá na impressão, o que estiver fora, pode ou não aparecer.
      Logo, se você não quer borda alguma, a foto tem que ultrapassar essa linha e sair um pouco da página.
      Sobre a linha próximo ao miolo você está certo, pode desconsiderá-la nos fotolivros 180.
      Se preferir, dê uma olhada no artigo novamente, fiz pequenas alterações no texto e inseri uma nova imagem. Me diga se ficou mais fácil de entender ou continua confuso, por favor.
      Se ainda houver dúvida me avise.

      Curtir

  2. nozomi disse:

    Oseias, obrigada pela edição, ficou bem mais claro! Como te falei, nos sites de fotolivros não explicam esses detalhes, procurei fóruns, tutoriais e até vídeos no youtube, mas nada… E o pior é que esse é um detalhe que faz toda a diferença!
    É uma pena mesmo que o corte não seja exato.

    Te agradeço por retornar tão rápido. É o primeiro fotolivro que vou fazer e como é um dos modelos mais caros (180 graus), não quero correr o risco de errar né.

    Curtir

    1. oseias80 disse:

      Estou à disposição. Se puder ajudar a divulgar o blog, ficarei grato.

      Curtir

  3. Olá, Oseias. Estou vendo que vc tem experiencia em Fotolivro D-Book. Estou com o meu projeto pronto. Mas como eu queria colocar uns textos e fundos q eu mesmo fiz, acabei não gostando do resultado final. Não pela diagramação, mas pela qualidade que as imagens apresentaram na prévia e até mesmo na tela do programa. Ficou parecendo que as fotos tinham baixissimas qualidades mesmo tem 2,5 megapixels. Qual qualidade ideal para impressão de um fotolivro no formato A5?

    Curtir

    1. Thiago, o prprio DBook inseri um simbolo amarelo sobre as imagens que ele entende no ter resoluo suficiente. Verifique se isso est ocorrendo contigo, caso contrrio a chance de ficar bom e grande.

      Curtir

  4. Já vi este aviso em algumas imagens, outras não tem. Obrigado pela ajuda. E belo trabalho, o seu.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s