Dicas de compra: câmera para fotografia odontológica.

Ao receber a solicitação de uma leitora sobre qual câmera comprar resolvi, escrever esse artigo. Infelizmente quando falamos de modelos de câmeras o texto fica desatualizado muito rapidamente, por isso vou dar uma dica que eu tenho usado e que não desatualiza, não significa que vai servir para todos.

Antes de começar, nesse artigo não vou abordar as câmeras compactas, sendo assim, temos que comprar três elementos para compor nosso conjunto:

1 – corpo da câmera;

2 – lente macro 100 mm;

3 – flash.

Relação entre Corpo da Câmera e a Lente

Diferente das câmeras compactas, as DSLR são compostas por duas partes, corpo e lente, nas compactas essas duas partes estão unidas.

Acima pode ser percebido a união da lente ao corpo da câmera. Você pode estar se perguntando qual o motivo dessa separação. É simples, isso permite o uso de várias lentes, no entanto, explicarei sobre lentes em outro artigo.

Cada lente tem um nome com algumas especificações que podem confundir a cabeça dos iniciantes, por isso não falarei disso no momento.

Apenas adianto que para a fotografia odontológica a lente utilizada é a Macro 100 ou a 105 mm, como exemplificado abaixo.

Um detalhe interessante é que as lentes na maioria das vezes não são compatíveis entre marcas diferentes. Uma lente Macro 100 mm da Cânon não vai servir para um corpo Nikon. No entanto, existem lentes “genéricas” como as da marca Sigma. Esse fabricante produz uma lente macro 105 mm para Cânon e produz essa mesma lente para Nikon. Ao comprar verifique para qual marca é, afinal, existe Lentes Sigma para Cânon e Lentes Sigma para Nikon.

Corpo da Câmera

Tenho uma forma peculiar de entender a função do corpo da câmera, geralmente não compro modelos muito caros, muito pelo contrário, sempre uso modelos mais simples e deixo para gastar mais com a lente e o flash. Não estou dizendo para me seguirem, fiquem à vontade.

As maioria das fotos que tenho foram feitas com um Nikon D50 de 6 megapixes e garanto, até hoje não sinto necessidade de nada melhor que isso para a fotografia odontológica. Entretanto, somos tentados a adquirir sempre os lançamentos com cada vez mais recursos e também mais caros.

Meu lema é, compre um corpo simples, os chamados “modelos de entrada” e gaste com lentes e flash de qualidade, isso sim, faz muita diferença.

Atualmente os modelos Cânon mais simples são a Rebel XS (fora de linha mas ainda disponível em algumas lojas por um bom preço) e a Rebel T3 que veio substituir a XS. Basicamente a diferença é que a T3 tem resolução um pouco maior, filma e também permite a visualização da imagem no LCD, recurso chamado LiveView, semelhante a uma câmera compacta.

A Nikon depois da D50, D40 e D60 apresenta a D3000 e D3100. Essas duas últimas são os modelos mais recentes sendo que a D3100 também permite filmar, recurso que não me faz falta.

Por hora fico por aqui. Isso tudo é um grande rascunho que posso aprimorar. Caso tenham dúvidas deixe um comentário.

Se encontrarem erros gramaticais ou ortográficos pode me falar. Rs.

Anúncios

9 comentários Adicione o seu

  1. Marília C Valença disse:

    Muito didático você Oseias. Adorei!
    Parabéns e paz.

    Curtir

  2. entao uma pergunat por favor
    estou no Japao em Tokyo e aqui existe uma vasta gama de maquinas Pretas antigas corpo de aluminio ,ferro, titanio etc,,,,das contas
    tem aqui de todas as marcas usadas em condicao de uso e usadas digamos escangalhadas por algum defeito bobo.
    pois jah adquiri varias delas aqui e a maoria estava sem Uso ou travadas
    a mesma coisas com as lentes e flash.
    estou penssando de negociar estas maquinas qual seria os modelos de corpo preto (nao plasticos que teriam alguma aceitacao no mercado.
    tem tambem as digital e as de plasticos . Tem na verdade de todas as marcas e modelos e precos acessiveis a qualquer um.
    jah lentes so se falta achar no asfalto pois se tem demais da conta e bem baratas mas, jah ouvi falar que problema das lentes seriam sujeiras, ?
    obrigado por qualquer informacao

    neyous@live.jp

    Curtir

  3. Aurea disse:

    Estou indo para NY e vou comprar ,com essas suas dicas,valeu!!!Abraços!!

    Curtir

  4. Mirian Cristina disse:

    Ola! Li seu artigo e gostei muito! Estou procurando uma maquina para fotografar e gostaria de saber o que acha melhor e mais simples de manusear, a Nikon L120 ou a L810. Poderia me ajudar?

    Curtir

    1. Cristina, os itens que dizem respeito à fotografia odontológica as duas câmera são quase idênticas. O detalhe é você entender as regras que regem a fotografia com esse tipo de câmera. Você já deu uma olhada na apostila que disponibilizo no site gratuitamente?

      Curtir

  5. Neila Sumie Tamashiro disse:

    Olá Oséias. Adorei as suas dicas.Preciso saber se posso adaptar um corpo de máquina akonica Minolta Dynax 7d a uma lente de 100mm da Canon ou Nikon?
    Sou dentista e quero profissionalizar as minhas fotos para as minhas aulas/palestras.
    Obrigada

    Curtir

  6. Francisco alex disse:

    Boa tarde consigo fazer fotografia odontologica Máquina NIKON COOLPIX L810 ZOOM 26X?

    Curtir

    1. Consegui sim, mas com algumas dificuldades e resultados “questionáveis”, não é o ideal mas…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s