Câmeras Digitais e suas classificações – estabeleça seu perfil e saiba qual é ideal para você.

Há vários tipos de câmeras com valores, funções e aplicações diferentes. Nesse primeiro momento vamos dividi-las em três grupos:

– Point-and-shoot

– Câmeras bridge/superzoom

– DSLR (Profissionais)

Vale a pena lembrar que essa classificação não é unânime, pode ser encontrado variações diversas. Em artigos futuros posso detalhar mais, por hora vamos simplificar.

– Point-and-shoot


Também conhecidas por “Câmeras Compactas”. São a maioria em oferta nas lojas por apresentar melhor relação custo/benefício. A lente é fixa na câmera. O flash é embutido e possuem um tela LCD na parte traseira que funciona como visor e para ver as fotos tiradas. Um grande inconveniente é o retardo entre o pressionar o botão e a foto registrada.Algumas são extremamente baratas e limitadas, prejudicando consideravelmente a qualidade das imagens. As mais sofisticadas possuem zoom óptico e lentes melhores, resultando em fotos com maior nitidez, cor e contraste.

– Câmeras bridge/superzoom



São “Compactas Avançadas”, maiores e pouco prático para carregar no dia-a-dia. Parecem com as profissionais, mas não se iluda, são compactas melhoradas e apresentam o grande inconveniente do retardo entre o pressionar o botão e a foto registrada. As lentes grandes com zoom mais potentes permitem aproximar os objetos com qualidade além de permitir controle manual de alguns recursos. Algumas possuem foco manual e automático, possibilidade de se acoplar acessórios na objetiva e a conexão para flash externo.No entanto, para se conseguir uma câmera boa o custo é alto e se aproxima das DSLRs, tornando em alguns casos, inviável.Exemplo: Canon PowerShot G10.

– DSLR (Profissionais)




É possível conseguir boas fotos com as Compactas e Compactas Avançadas, mas resultados realmente bons só serão alcançados com as DSLR – Digital Single Lens Reflex, câmera digital com sistema de reflexo de única lente.São maiores, mais pesadas e exigem mais conhecimento por parte do fotógrafo. Esses fatores fazem muitos desanimarem, mas os que encaram o desafio se surpreendem com o resultado, mesmo que para isso, seja preciso um pouco de paciência para se obter boas fotos. Uma grande vantagem é a rapidez para o registro da imagem, quando você aperta o botão do obturador, ela tira a foto instantaneamente.Normalmente são mais caras, mas isso tem mudado e já é possível serem compradas por menos de 500 dólares, e estas são câmeras fotográficas de verdade.

Para saber qual máquina é ideal para você, o primeiro passo é definir seu perfil:

1 – Deseja adquiri uma câmera para entretenimento e usa-la também no consultório. Não pretende investir muito ou o orçamento atual está apertado.

Uma compacta é a máquina ideal para você, mas existem alguns detalhes que terá de observar. Como visto anteriormente, para a fotografia intra-oral, uma compacta tem que ter a função macro, zoom optico de 3x no mínimo e 5 megapixel ou mais, mas, não espere resultados excelentes, apenas bons. As câmeras da Sony, série H são excelentes opções.

2 – Deseja aprender um pouco mais sobre fotografia sem ser profissinal. Pretende investir um pouco mais e não se importa de ter uma câmera um pouco maior, que lhe permita acoplar alguns acessórios, como flash externo por exemplo.

Uma Compacta Avançada permitirá fotografar em modo automático e há opção de personalizar seus ajustes manualmente, oferecendo oportunidade de aprender um pouco mais sobre a arte de fotografar. Com Zoom Óptico geralmente maior que as Compactas anteriores, possibilita aproximar ainda mais o objeto a ser fotografado, além da possibilidade de aclopar acessórios, como o flash circular, fundamental para uma boa iluminação. No entanto, não são todos os modelos que possuem esses acessórios disponíveis. É necessário pesquisar antes de comprar.

3 – Você leva o assunto a sério. Conhece um pouco sobre fotografia e quer fazer fotos com qualidade profissional, sem ficar limitado pela câmera em determinado momento e está disposto a gastar um pouco mais por isso.

As Reflex são ideais para você. Possuem sensores maiores, isso significa que uma Reflex de 6 megapixels pode fazer uma foto de melhor qualidade que uma compacta de 10. Menos ruído quando aumenta o ISO e a possibilidade de trocar a objetiva. Acessórios como flash circular estão acessíveis a quase todos os modelos.

Imagens: http://www.dpreview.com

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

  1. Rudá Moreira disse:

    Oseias,
    Muito Obrigado, me ajudou muito.
    Seu blog me deu muitas idéias.

    Curtir

  2. oseias80 disse:

    Olá Rudá, obrigado. Se foi útil ajude a divulgar.

    Curtir

  3. Marília C Valença disse:

    Oi Oséias estou tentando organizar um curso contigo juntamente com José Carlos (OT), ele está meio sem comunicação porque seu computador estava danificado e muito trabalho , alguns funcionários de férias. Enfim, gostaria de uma orientação para comprar um equipamento com bom custo benefício que facilite minha vida de não fotógrafa. Muito obrigada. Marília

    Curtir

    1. oseias80 disse:

      Olá Marília, paz.
      Se você é amiga do Carlos então tenho todo o tempo que precisar.
      Preciso traçar o seu perfil para poder melhor ajudá-la. Se eu simplesmente te indicar o equipamento que uso, pode não te atender.
      Descreva-me sua experiência com a fotografia e qual a finalidade da máquina.
      Coisas do tipo:
      1 – quer fotos razoáveis ou fantásticas?
      2 – qual sua área de atuação na odontologia?
      3 – uma câmera é um bicho de sete cabeças ou você lida bem com tecnologia?
      4 – tem paciência para fazer testes ou quer algo mais “automático”?
      5 – quer uma câmera para fotos apenas orais ou vai usá-la também no dia-a-dia?
      6 – qual destino das fotos que produzirá? Portfólio impresso, aulas (projeção multimídia), exposição em website, confecção de banners ou outros materiais em grande formato…
      7 – quanto quer gastar?

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s