Tem que FORMATAR. Já ouviu essa frase?

Quando adolescente trabalhei com informática e ficava intrigado com algo: sempre que o técnico não conseguia encontrar o problema soltava a pérola “tem que formatar”. Dificilmente alguém ainda não ouviu isso e pode ter certeza, metade das vezes, ou até mais, pode ser que nem fosse mesmo necessário. Pura incompetência.

Recentemente adquiri um consultório Gnatus. Depois disso, minha cabeça não parou mais de doer. O último capítulo dessa novela: a cadeira simplesmente não levanta o assento, apenas o encosto, o técnico deu uma rápida olhada e concluiu, “é a placa”. Impressionante, tenho o consultório a menos de dois anos e essa é a segunda placa, sem contar a que veio nela da fábrica.

O técnico me explica calmamente que hoje os aparelhos são todos eletrônico e “da noite pro dia” podem dar problema. Fiquei pensando nisso e tentei lembrar a última vez que um eletrônico meu tinha dado problema na placa. Lembrei dos notebooks que já tive. Lembrei-me das minhas câmeras, já tive uma Nikon D50, D40, D60, D80 e agora minha Canon XS. Lembrei da TV LCD, do netbook da minha esposa e assim por diante. Nunca queimou uma placa. Será sorte?

Cheguei a conclusão de leigo que ou as placas ou o técnico da Gnatus são uma porcaria. Acredito que o problema sejam as placas.

Resumo da brincadeira:

Boa sorte a todos com suas placas.

About these ads

19 thoughts on “Tem que FORMATAR. Já ouviu essa frase?

  1. Também adquiri um consultório Gnatus, e em menos de 01 ano já deu muita dor de cabeça, placa com problema, o mesa do equipo rachou, realmente caiu muito a qualidade. Parabenizo pelo ser trabalho, muito interessante. Aproveitando a oportunidade visitei o site monte Carlo e pretendo adquirir uma camara, mas não tem disponível a canon xs, pensei em adquiri e nikon D90, com lente macro de 100, recomenda outra?

    • Adson, valeu pela força. Sobre os consultórios Gnatus, a intenção é dar um alerta de modo que isso chegue aos ouvidos da empresa e a mesma re-pense alguns valores.
      A respeito da XS, realmente saiu de linha, agora é a T3 que está sendo vendida inclusive na MonteCarlo. Sobre a D90, é uma excelente câmera. Já tive uma D80 e gostei muito mas, penso assim: prefiro um corpo mais simples (T3 ao invés da T3i) e lentes macro 100 e flash de qualidade. Usei lente da Sigma um bom tempo, é boa, mas o foco é lento se comparada à Cânon.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

  2. BOA TARDE E SOBRE ESSA PLACA DA CADEIRA GNATUS .
    ELA ESISTE UM REST E Ñ FORMATA MAIS ESSA OPIÇÃO E SO QUANDO A QUEDA DE ENERGIA MUITA DAS VEZES SO RESET RESOLVE MAIS QUANDO Ñ RESOLVE TEM QUE
    REGULAR O ENCODER (SENSOR DO MOTO REDUTOR ) ELE TAVA VINDO MAU REGULADO MAIS ISSO JA ESTÃO SENDO CORREGIDO NO SAITE DA GNATUS TEM UM CHAMADO PRAGAMA SUGESTE QUE VCS PODEM DA OPINIÃO.
    AGORA ESSE TECNICO AGIL DE MA FE E POR ISSO QUE NOSSA CLASSE ESTA QUEIMADA.
    DA PROXIMA VEZ PEÇAO OPINIÃO DE OUTRO TECNICO
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO

  3. gostaria de saber se tem algum site que eu possa consultar manuais tecnicos de cadeiras gnatus plus 2, (esquema elétrico) estou com dificuldades com acionadores de pé e com ligações de válvulas solenóides. Obrigado.
    Marcus-Padre Bernardo -GO

  4. Estamos para comprar uma cadeira nova ,, realmente está dificil a escolha, essas fabricas de cadeira estão “se achando” ,,,, esse tal de “tem que formatar” resume bem a postura atual dessas empresas. NÂO estão nem ai pro consumidor ,, no site Cristofoli tem até um tal “desbloqueie aqui” seu equipamento.. Como é que é ?? Você compra o equipamento e tem que pedir autorização para usar?? Não tenho certeza mas penso que Por lei eles são obrigados a fornecer os esquemas , inclusive eletricos para você mesmo fazer a manutenção se quiser..(e se não fosse por lei direta deve atendser ao menos ao código do consumidor.) Realmente a Indusria nacional de Cadeiras esta muudando PARA PIOR,, se for para ser assim melhor então comprar uma cadeira importada .. pelo menos é baratinha…. sinceramente acho que eles estão importanto coisa ruim e maquiando produtos…ou copiando o que tem de pior. È isso aí tá difícil..mesmo.

  5. Boa Noite,

    Sou Técnico em Florianópolis-SC e tenho muitos problemas iguais ao seu. Todos resolvidos sem retirar a placa da cadeira.
    Existe sim a possibilidade da placa queimar ou interromper algum circuito elétrico, por vários motivos (queda de energia, falta de terra na rede, energia oscilante…) mas geralmente quando trava uma posição, ou acento ou encosto, é apenas uma regulagem ou reset.
    A GNATUS é uma excelente marca, assim como DABI e KAVO, Tem alguns fabricantes novos no mercado que também estão merecendo atenção.
    Agora quanto a qualidade dos técnicos, posso afirmar que técnico de autorizada é igual mecânico de concessionaria, só sabe trocar peça.
    Fico a disposição para auxiliar os amigos DENTISTAS no que precisarem e estiver ao meu alcance.
    meu contato é ceodontomed@hotmail.com

    • Caros amigos, meu nome é Nelson Mesquita e sou casado com Dentista à mais de 20 anos e tenho muita experiência e “consertar” o que não está quebrado da Gnatus. Temos 2 cadeiras Gnatus e sempre que precisamos de uma assistência técnica é uma apurrinhação só. Então resolví eu mesmo a começar a resolver os pepinos que aparecem de vez em quando. Vou dar uma dica sobre travamento do encosto ou do assento. Tire a tampa frontal do equipo onde fica a placa lógica e, com a cadeira desligada, verifique que tem um junper, igual aos das placas de computador, que está na posição off que fica bem perto de outro que é para o sistema de lâmpadas do defletor led ou padrão. Bom, mude a posição do jump para on, ou seja, ele vai fechar o circuito de calibração da cadeira. Agora ligue a cadeira e repare que ela vai descer e subir sozinha até o limite máximo suportado por ela e vai parar sozinha. Neste momento, desligue a cadeira, retorne o jump para a posição off oroginal e religue a cadeira. PRONTO, é só recomeçar seu trabalho. Sem dor de cabeça, sem gastar dinheiro e sem perder + tempo. Qualquer coisa meu e-mail é nmesquita@stefanini.com. Abraços a todos

  6. Boa noite,
    sou dentista na região do Grande ABC, e alguém sabe, pelo AMOR DE DEUS, como dar um “reset” na cadeira Klinic da Kavo???? O fato é que não aguento mais chamar o técnico sempre pelo mesmo problema, ele chega, dá uma “resetada” na minha cadeira e vai embora, em menos de 24 horas pode apostar que vou abaixar o encosto para atender o paciente e ele não subirá mais; já estou a 2 dias com o encosto deitado, o paciente chega e já deita direto…….é desagradável, e o técnico demora para me atender, porque já sabe que é só dar uma “resetada” e pronto, com isso fico eu nessa situação chata e sem solução……..
    maga.jesus@gmail.com

    • Procure na placa lógica se tem o mesmo junp da minha dica anterior e faça o mesmo. Normalmente são todas padronizadas. Ou então siga os passos do seu técnico e veja como ela faz para resetar sua cadeira senão vc vai sustentar a Kavo só com resets….. depois publico outros macetes que adquirí ao longo dos meus 20 anos como “marido” de dentista. um grande abraço…

  7. Nelson, acabei de passar pelo mesmo problema. O técnico credenciado pela Gnatus condenou a placa mãe e cobrou R$ 500,00. Estranhei. Um outro técnico disse que era pra resetar pra ver se iria funcionar. Pesquisei na internet e vi sua dica. Fiz exatamente e deu certo. Desliguei a cadeira na posição 0, pois se não desligar, ela fica em “loop”, subindo e descendo. Valeu pela dica!

      • caro colega, o problema é que o fabricante deveria adicionar uma bateria na memoria da placa,pois quando ha uma falta de energia ou oscilaçao a mesma desprograma.por isso o colega tecnico fala isto. mas voce pode ir ate a mesma e verificar que na placa tem um jumper contendo
        (prog) desligue a mesma na chave geral conecte o jumper ligue a chave e voce vera que a mesma fez as posiçoes depois ira parar soando o bipe em seguida desligue a chave(verde) separe o jumper e ;pronto a placa ja esta programada.

  8. voce tambem pode acabar de uma vez por todas este problema ,tirando esta memoria.mas tem que procurar um tecnico que seja bom de eletronica, para modificar a ligaçao dos reles da placa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s